Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de abril de 2010

ALGUNS PONTOS CRÍTICOS DO CATOLICISMO

Estudos de Seitas      Apologética       Catolicismo
Alguns pontos críticos do Catolicismo
Publicado em 12/16/2001

JesusSite
CATOLICISMO ROMANO
----------------------------------
TEXTO ÁUREO:
"E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus". (Mt. 15:6)

VERDADE PRÁTICA:
Os dogmas da Igreja Católica não resistem ao exame Bíblico, porque são fundamentos da Teologia Humana.

LEITURA

Adorar à Deus em Espírito e em Verdade (Jo. 4:20-24)
A Salvação é pela Fé, e não pelas obras. (Ef. 2:8-10)
O Batismo e a Ceia do Senhor. (Mt. 28:20;1 Co.11:23-26)
Jesus é o único Mediador entre Deus e os Homens. (1 Tm.2:5)
Os demais filhos de Maria. (Mt. 12:46-50;13:55)
Orações dirigidas à Rainha do Céu. (Jr. 7:18;44:17-19;25)


Mensagem Bíblica:

MARCOS 7:3-17
Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.
Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor,
não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. (Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.)
Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola.

----------------------------------

INTRODUÇÃO

O Catolicismo Romano é uma das três maiores religiões do mundo, juntamente com os Protestantes e Ortodoxos. Mas a nossa análise é Bíblica, e não politico-social. Em nome da tradição, a Igreja Católica sacrificou o autêntico Cristianismo ao longo dos séculos. Vamos neste estudo, analisar os dogmas católicos à luz da Bíblia.

O PAPISMO

Instituição do Papa: Ninguém, em sã conciência, pode negar a influência política do papa no mundo, mas biblicamente, esse cargo não existe. A teoria de que Pedro foi o primeiro papa não resiste à análise bíblica. Mas, como disse Mussoline, fundador do facismo na Itália: "uma mentira repetida vinte vezes acaba por se tornar uma verdade". Mas sabemos que, mais cedo ou mais tarde, tal mentira terminará por ser desmascarada. Foi isso que aconteceu. A tradição Católica diz que Pedro foi Papa em Roma durante vinte e cinco anos. Vamos aos Fatos Reais:

Pedro Nunca foi Bispo de Roma: Se ele foi martirizado no Reinado de Nero, por volta de 67 ou 68 AD, subtraindo desta data vinte cinco anos, retrocederemos a 42 ou 43 AD.

a) Rastreando a Vida de Pedro: Vasculhando a vida de Pedro, conforme a Bíblia, iremos desmascarar esta mentira dos Romanos. O Concílio de Jerusalém (Atos 15), ocorreu em 48, ou pouco depois, entre a primeira e a segunda viagem missionária de Paulo. Embora Pedro não o presidiu; a presidência coube a TIAGO (At. 15:13-19). Em 58, Paulo escreveu a Epístola aos Romanos. No último capítulo da epístola, o apóstolo manou saudações para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado, não acha estranho? Em 62, Paulo chega a Roma, e foi visitado por muitos irmãos (At. 28:30-31), novamente não se tem notícias de PEDRO.

b) Epístolas escritas em Roma: De Roma, Paulo escreveu quatro cartas, em 62: Efésios, Colossenses e Filemon. Em 63, Filipenses. Entre 67 e 68, após o incêndio de Roma, quando estava preso pela segunda vez, 2 Timóteo. Esse tal papa não é mencionado.

----------------------------------

EXEGESE DE Mateus 16:16-18:
A Igreja do primeiro século desconhecia a figura do PAPA.

a) A Pedra é Cristo: A primeira interpretação papista de Mt. 16:16-18 é uma camisa-de-força. A expressão: "Sobre esta Pedra", significa sobre a resposta de Pedro: "Tú és o Cristo, Filho de Deus Vivo." Sobre Cristo foi edificada, e não sobre Pedro, a menos que o clero Romano admita que o Catolicismo tenha erigido sobre Pedro.

b) A Pedra no contexto Bíblico: Desde a época do salmista (Sl. 118:22), passando pelo profeta Isaias, a palavra profética já anunciava o Messias, como a PEDRA DE ESQUINA (Is. 28:16). Jesus afirmou ser ele mesmo a Pedra (Mt. 21:42). O próprio apostolo Paulo afirma que Pedro é apenas uma pedra como os demais apóstolos, sendo Jesus Cristo a Pedra Principal (Ef. 2:20). Falta, portanto, fundamento Bíblico para sustentar a figura do Papa.

----------------------------------
A MARIOLATRIA E OS CULTOS AOS SANTOS

Adoração e Veneração: Há diferenças entre "adorar" e "prestar culto"? se prostrar diante de um ser, dirigir-se a ele em orações e ações de graças, fazer-lhe pedidos, cantar louvores - Chamar isso de veneração é subestimar a inteligência humana. A Bíblia diz qye há um só mediador entre Deus e os Homens - Jesus Cristo (1 Tm 2:5), entretanto, os católicos apresentam orações pedindo a intercessão de Maria.

Culto aos Santos: Analisando as práticas romanistas à luz da Bíblia e da própria história antiga, fica bem claro que são práticas pagãns. O Papa Bonifácil IV, em 610, celebrou pela primeira vez a festa de todos os santos, substituindo o panteão romano (templo pagão dedicado a todos os deuses) por um templo "cristão" para que as relíquias dos santos fossem ali colocadas, inclusive Maria. Dessa forma, o culto aos santos e a Maria substituiu o dos deuses e deusas do paganismo.

Maria, deusa para os Católicos: Os católicos manifestam seu sentimento de profunda tristeza quando afirmamos que Maria é reconhecida como deusa no catolicismo. Dizem que não estamos sendo honestos nessa declaração, mas os fatos falam por si mesmos:

"Glórias de Maria": É o título do livro publicado pela editora Santuário, de autoria de Afonso Maria de Liguori, canonizado pelo Papa, que atribuiu à Maria toda a honra e toda a Glória que a Bíblia afirma ser de Jesus Cristo como Senhor. Chama Maria de Onipotente e outros atributos exclusivamente Divinos.

Os Querubins: A Passagem Bíblica sobre os querubins colocados no propiciatório da arca da aliança (Êx. 25:18-20), advogada pelo teólogos romanistas para justificar a prática idolatrica, não se reveste de sustento algum. Porque não existe na Bíblia nenhuma passagem sequer que mostre um Israelita dirigindo as suas orações aos querubins. O propiciatório era a figura da redenção de Cristo (Hb. 9:5-9). A Bíblia condena terminantemente o uso de imagem de esculturas no meio do altar (Êx. 20:4-5; Dt. 5:8-9), Jesus disse: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás." (Mt. 4:10). O Anjo disse a João: "Adora somente a Deus" (Ap. 19:10; 22:9). Pedro recusou ser adorado por Cornélio (At. 10:25-26)

----------------------------------
OUTROS DOGMAS

Leituras Bíblicas: Foi proibido aos leigos do concílio de Tolosa em 1222. Com isso, a Igreja Católica jubilou a Biblia, e a tradição passou a suplantar a Palavra de Deus (Mt. 15:9). É dever de todo homem ler a Bíblia; a própria Bíblia recomenda (Dt. 6:6-7;31:11-12;Jr. 1:8;Is. 34:16;At 17:11;1 Ts. 5:27;2 Tm. 3:15-17;Ap. 1:3).
a) Lentes Papistas: Se hoje há algum incentivo à leitura da Bíblia por parte do clero romano, é por causa da pressão dos evangélicos, pois a Igreja Católica está perdendo, a cada dia, mais e mais adeptos. Desta forma o Clero Romano, está lendo a Bíblia, mas com "Lentes Papistas".

b) Livro Apócrifos: Os livros apócrifos, jamais fizeram parte da Bíblia Sagrada dos Judeus, isto é: O Antigo Testamento. A Bíblia Hebraica, ainda hoje, está dividida em três partes: LEI, HAGIÓGRAFOS (Escritos Sagrados) e PROFECIAS.

Celibato Clerical: Foi Instituído em caráter local em 386, por Sirício, bispo de Roma, e imposto como obrigação vocacional pelo Papa GregórioVII, em 1704. Continua a ser mantido pela Igreja Católica. O Casamento não é mandamento, mas escolha individual. Nem a Igreja, nem o Papa, nem ninguém pode interferir neste direito cedido por Deus (Gn. 2:18; 1 Co. 7:2), inclusive aos oficiais da Igreja (1 Tm. 3:2-5;12;Tt 1:6-9). Pedro e os demais aoóstolos eram casados. (Mt. 8:14; 1 Co. 9:5).

Purgatório: A doutrina do purgatório foi aprovada em 1439, no concílio de Florença, confirmada definitivamente no Concílio de Ttrento (1549-1563), mas ela já existia desde 1070. Essa doutrina ensina que os cristãos parcialmente santificados passam por um processo de purificação de pecados, para depois entrarem nos céus. Essa crença veio do Paganismo e é muito antiga. Mas nós sabemos que só há um Caminho descrito na Bíblia para a Salvação (Jo. 14:6), e que só existe um que pode purificar pecados que é o Sangue de Jesus Cristo, e não o fogo do purgatório (1 Jo. 1:7).

Tradição: Jesus criticou durante o fato de se colocar a tradição em igualdade de condição com a Palavra de Deus, ou até mesmo acima dela.

A Igreja Católica, através de suas tradições, aprova práticas frontalmente condenadas pela Bíblia: A Idolatria e outros desvios doutrinários. É a Bíblia quem julga a Igreja e não vice-versa.

Batismo Infantil: A Criança é inocente e não tem responsabilidade alguma diante de Deus. Ela não tem ainda capacidade de amar e aborrecer a Deus. A questão delas Jesus já resolveu: "Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus". O Batismo exige profissão de fé (At. 8:37); oração (At. 22:16) e voto de consagração (1 Pe. 3:21). A Criança não é capaz de realizar esses três requisitos. Os pais não podem fazer isso por elas, pois a Salvação é individual (Ez. 18:20). Não existe na Bíblia caso sequer de BATISMO INFANTIL. Jesus foi batizado com quase trinta anos de idade (Lc. 3:23).

Salvação pelas Obras: A Igreja Católica prega salvação pelas obras contrariando a Palavra de Deus. A Salvação é um ato da Graça de Deus, e não um mérito humano, (Ef. 2:8-10;Tt 2:11;3-5). A Bíblia diz que o Justo viverá pela fé (Rm. 1:17,Hb 2:4). O Apóstolo Paulo ocupa todo o capítulo quatro de romanos justificando e provando, que a Salvação é pela fé, e não pelas obras. Somos Justificados mediante a fé em Cristo Jesus (Rm 5:1).

----------------------------------
CONCLUSÃO:

Hoje, o Papa procura unir as igrejas em torno de si próprio através do ECUMENISMO. Infelismente, há os que estão caindo nessa armadinha. Muitos foram torturados pela inquisição papista, por tentarem questionar os Dogmas. Pois diz a Palavra de Deus que nos ultimos tempos haverá uma junção de religião, raça, povo, lingua... e é isso que estamos vendo acontecer..Fonte:www.jesussite.com

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti