Powered By Blogger

sábado, 20 de março de 2010

VEJAM ESTE VÍDEO- QUE MARAVILHA!!!!!! PASSOS PARA UMA CONQUISTA

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

    Sábado, 20 de Março de 2010

Estudos de Seitas      Apologética       Testemunhas de Jeová
Testemunhas de Jeová
Publicado em 1/9/2001
JesusSite
JesusSite
"Espera-se que o Senhor tenha uma maneira de se comunicar com o seu povo na terra, e ele tem claramente mostrado que a revista chamada Sentinela é usada para este propósito,"

(1939 Yearbook of Jehovah's Witnesses, p. 85.).
Eles vêm à nossa porta. Eles oferecem as revistas Despertai! e Sentinela em troca de "donativos." Eles falam a você sobre as Testemunhas de Jeová e sobre o paraíso na terra. Eles querem que você se junte a eles. Eles são cristãos? Não. Veja aqui no que eles crêem, porque eles não são cristãos, e como você pode responder-lhes.

A História das Testemunhas de Jeová


A seita das Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, em 1872. Ele nasceu em 15 de Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Ele tinha grande dificuldade de aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno e, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a deidade de Cristo e o Espírito Santo. Em 1870, com a idade de 18 anos, Russell organizou uma classe bíblica em Pittsburgh. Em 1879, ele procurou popularizar as suas idéias e doutrinas aberrantes. Ele co-publicou a revista "The Herald of the Morning" com seu fundador, N. H. Barbour e, em 1884, Russell tomou o controle da publicação dando-lhe o novo nome de "The Watchtower Announcing Jehovah's Kingdom" (A Sentinela Anuncia o Reino de Jeová), e fundou a "Zion's Watch Tower Tract Society", agora conhecida como "Watch Tower Bible and Tract Society", Sociedade Bíblica Torre de Vigia. A primeira edição da revista Sentinela tinha somente 6.000 cópias por mês. Hoje o complexo publicitário das Testemunhas, no Brooklyn, Nova York, imprime mais 100.000 livros e 800.000 cópias de duas revistas -- diariamente!
Russell alegava que a Bíblia só seria corretamente entendida de acordo com as suas interpretações. Era um perigoso arranjo, já que era ele quem controlava o que era escrito na revista Sentinela.

Depois da morte de Russel, em 31 Outubro de 1916, um advogado do Missouri chamado Joseph Franklin Rutherford recebeu o controle da Sociedade Torre de Vigia que era conhecida, então, como Associação Bíblica Dawn. Em 1931, ele mudou o nome da organização para "As Testemunhas de Jeová."

Depois da morte de Rutherford controlaram a Sociedade Nathan Knorr e Frederick William Franz, como presidentes.
Hoje, a Sociedade é liderada por Mr. Henschel. O grupo tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo. As estatísticas da Sociedade Torres de Vigia indicam que 740 casas são solicitadas para recrutar cada um dos quase 200.000 novos membros que se juntam cada ano.

As TJ´s tem diversos 'livros de estudos' semanais. Os membros não são obrigados a participar, mas existe um nível de expectativa que suavemente leva os convertidos a participarem. É durante estes 'livros de estudos' que a TJ é constantemente exposta aos ensinos anti-cristãos. Uma TJ mediana, com a sua constante doutrinação pela Torre de Vigia, pode, facilmente 'surrar' um cristão mediano quando estes vêm defender suas crenças.

As TJ afirmam veementemente que a doutrina da Trindade é de origem pagã e que a cristandade, com um todo, está envolvida na mentira do diabo. Concomitantemente, com a anulação da Trindade é, da mesma maneira, ferrenhamente combatida a deidade de Cristo, a deidade do Espírito Santo, a realidade do inferno e a punição eterna.


Testemunhas de Jeová é uma Seita Não-Cristã


Como todas as seitas, a organização das TJ distorcem as doutrinas essenciais do Cristianismo. Ela nega a divindade de Cristo, a ressurreição física e a salvação pela graça. Para sustentar as suas doutrinas errôneas, a organização Torre de Vigia (que é a autora e mentora de toda teologia oficial das TJ) vem alterando a Bíblia para fazer com que ela diga o que eles querem.

Tipicamente, os cultos que usam a Bíblia para embasar suas posições caem em alguns erros de interpretação:

- Tirar os versículos e passagens de seu contexto imediato.

- Recusar-se a ler as passagens dentro do contexto bíblico completo.
- Inserir as suas pressuposições teológicas no texto.
- Alterar o texto bíblico para suprir as suas necessidades.
- Basear-se em um verso para interpretar um conjunto de outros.
- Trocar os significados das palavras.
- Proclamar que algumas passagens têm sentido figurado quando elas contradizem as suas doutrinas.
- Adicionar coisas à Palavra de Deus.

Adicionalmente, as seitas exigem de seus membros a freqüência regular aos seus "estudos bíblicos" semanais onde são repetidamente doutrinados com ensinos anti-cristãos. Eles fazem isso por meio da leitura das revistas Sentinela e Despertai!, que basicamente, mantém seus pensamentos cativos às doutrinas deles. Eles ensinam que serão perseguidos quando forem de porta em porta ensinar as suas falsas doutrinas e que, quando alguém os contrariar ou divergir deles, eles serão justificados por serem TJ. Eles dizem que são a única organização verdadeira na terra (assim como todas as seitas afirmam!). Eles são fortemente encorajados a ter apenas amigos e fazer negócios com pessoas dentro da organização, o que mantém as pessoas e idéias longe do exame externo. Eles ensinam a evitar aqueles que deixaram o seu grupo, mantendo assim, o outros afastados para que não questionem o porquê da sua saída. Eles são geralmente paranóicos, como eu pude testemunhar em uma sala de chat (IRC) onde, depois de fazer uma pergunta a respeito de um texto bíblico, fui banido. Subseqüentemente, meu nome foi passado para todas as outras salas de TJ, de onde eu fui banido da mesma maneira. Aparentemente, o exame das suas doutrinas não é permitido.


Primariamente, a organização das TJ é uma seita porque ela viola as três doutrinas essenciais do Cristianismo. A Bíblia diz que Jesus é Deus em carne, que Jesus ressuscitou da morte no mesmo corpo em que Ele morreu e que a salvação é pela graça mediante a fé. O organização Torre de Vigia contraria todas as três.

A organização Torre de Vigia é uma seita não-cristã que usa o seu povo para proclamar suas falsas doutrinas, vender uma imensidão de literatura, e expandir suas garras nas vidas de seus membros e das suas famílias.
menu

Doutrinas das Testemunhas de Jeová

por Matthew J. Slick, B.A., M. Div.

Sua igreja é auto-proclamada profeta de Deus, The Watchtower, April 1, 1972, p. 197. Eles alegam ser o único caminho para o Deus verdadeiro, The Watchtower, Feb. 15, 1981, p. 19.


Espírito Santo é uma força ativa impessoal de Deus, The Watchtower, June 1, 1952, p. 24. Somente os membros da sua igreja serão salvos, The Watchtower, Feb, 15, 1979, p. 30. Jesus foi um anjo que se tornou um homem, The Watchtower, May 15, 1963, p. 307. Jesus foi o único homem perfeito, mas não Deus em carne, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 306.


Jesus não voltou da morte em seu corpo físico, Awake! July 22, 1973, p. 4. Jesus foi ressuscitado "não como criatura humana, mas um espírito." Let God be True, p. 276. Jesus não morreu em uma cruz mas em um poste, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 89-90.


Jesus retornou à terra, invisivelmente, em 1914, The Truth Shall Make You Free, p. 300. A Trindade não existe, Let God be True, p. 101-100.


Espírito Santo é uma força, não viva, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407. Boas obras são necessárias para a salvação, Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150, 152. A alma cessa sua existência na morte, Let God be True, p. 59, 60, 67.


Não existe inferno de fogo onde os condenados serão punidos, Let God be True, p. 79, 80. Somente 144.000 Testemunhas de Jeová irão para o céu, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 166-167, 361; Let God be True, p. 121.

Transfusão de sangue é pecado, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 72-73. A cruz é um símbolo pagão e não deve ser usada, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 90-92.

A salvação é pela fé e pelo que você fizer, Studies in the Scriptures, Vol. 1, p. 150,152. É possível perder a sua salvação, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 358-359. Eles também rejeitam o voto, saudar a bandeira, cantar os hinos nacionais ou celebrar o Natal e aniversários. Também recusam-se a servir às forças armadas.


The Watchtower - A Sentinela Awake! - Despertai!



Traduções Errôneas
da Bíblia das Testemunhas de Jeová
a Tradução do Novo Mundo

Esta lista é apenas representativa. Ela não esgota este assunto.

- Colossenses 1:15-17 - A palavra "outro" é inserida 4 vezes. Isto não está no original grego e nem está implícito. Esta é uma seção onde Jesus é descrito como o criador de todas as coisas. Desde que a organização da T.J. acredita que Jesus é um ser criado eles inseriram a palavra "outro" para mostrar que Jesus era ates de tudo "outras" coisas, implicando que Ele também fosse um ser criado.


Existem duas palavras, no Grego, traduzidas como "outro": heteros e allos. O primeiro significa outro de uma coisa diferente, ou seja, de natureza diferente. O segundo significa outra coisa da mesma natureza ou do mesmo tipo. Nenhum dos dois é usado nesta seção da Escritura. As T.J. mudaram a Bíblia para torná-la adequada à sua teologia aberrante.


- João 1:1 - Eles traduziram erradamente este versículo como "um deus". Novamente, isto é porque eles negam quem Jesus é e devem mudar a Bíblia para que ela se torne adequada à sua teologia. A versão das T.J. está assim: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um Deus."


- Hebreus 1:6 - Neste verso eles traduziram a palavra Grega para adoração, proskuneo, como "reverência." Reverência é uma palavra que significa honra, mostra respeito, até curvar-se diante de alguém. Já que, para eles, Jesus é um ser criado, então ele não pode ser adorado. Eles triveram de fazer isto em outros versículos a respeito de Jesus: Mt 2:2,11; 14:33; 28:9.


- Hebreus 1:8 - Este é um versículo onde Deus Pai, está chamando Jesus de Deus: "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.'" Já que as T.J. não concordam com isso, de novo, eles alteraram a Bíblia para que ela se adequasse à sua teologia. Eles traduziram o verso como: "...Deus está no seu trono ..." O problema com a tradução das T.J. é que esta passagem é uma citação do Salmo 45:6 que, no Hebraico, só pode ser traduzido como "...O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos ..." Para justificar a tradução do N.T eles atualmente também trocaram a tradução do Antigo Testamento!



A Tradução do Novo Mundo é horrível. Ela mudou o texto para se adequar à sua própria teologia em muitos lugares. Mas antes que você pense que estou apenas mencionando o que outros disseram, eu estudei Grego bíblico por 4 1/2 na Faculdade e no Seminário.


Adicionalmente, eu tive 1 1/2 ano de Hebraico bíblico. Eu sei, por exame, que a Tradução do Novo Mundo é corrompida pela visão não-cristã e não-bíblica da sociedade.



As Falsas Profecias das Testemunhas de Jeová


As Testemunhas fazem muitas afirmações na tentativa de converter você para a fé deles. Eles dizem ser a única igreja cristã verdadeira, ser os únicos representantes de Deus, ter o único ensino bíblico correto e de serem os únicos verdadeiros anunciadores do reino vindouro de Jeová.


Se eles fossem a única igreja verdadeira e a única voz verdadeira da palavra de Deus então o que eles dizem deveria ser comprovadamente verdade, especialmente em se tratando de profecias. Quanto a predizer o futuro, a organização Torre de Vigia falha miseravelmente. A seguir estão algumas das falsas predições feitas através dos anos pela organização Torre de Vigia. Se você apresentar isto a uma T.J., ele provavelmente dirá alguma coisa como: "Aquilo foi tomado fora do contexto", ou "Eles não disseram que eram profetas de Deus", ou ainda, "A está mais brilhante e agora nós compreendemos melhor as profecias bíblicas", etc. Faça uma cópia destas falsas profecias e dê a eles para que verifiquem.


Lembre-se de Deut. 18:22: "Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." Se alguém faz uma falsa profecia e diz que vem de Deus, então ele é um falso profeta e nós não devemos dar ouvidos a ele.

As Testemunhas de Jeová declararam que são profetas de Deus? Sim. Em 1972, a revista Sentinela afirmou que as Testemunhas de Jeová são profetas de Deus.

IDENTIFICANDO O "PROFETA"


"Jeová tem um profeta para ajudá-los, para adverti-los dos perigos e para declarar as coisas por vir? Estas questões podem ser respondidas afirmativamente. Quem é este profeta? ... Este "profeta" não era um homem, mas era um corpo de homens e mulheres. Era um pequeno grupo de seguidores de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como International Bible Students. Hoje eles são conhecidos como Testemunhas Cristãs de Jeová ... Certamente, é fácil dizer que este grupo atua como um 'profeta' de Deus." The Watchtower, 4/1/72 (Veja Deut. 18:21)


1899 "...a 'batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (Ap 16:14), que terminará em 1914 com a comleta ruína do atual estado da tera já começou." The Time Is at Hand, page 101 (1908 edition).


1897 "Nosso Senhor, o Rei indicado, está agora presente, desde outubro de 1874," Studies in the Scriptures, Vol. 4, page 621.


1916 "A cronologia bíblica aqui apresentada mostra que seis grandes dias de 1000 anos, começando em Adão, estão terminando e o grande sétimo dia, o reino de 1000 anos de Cristo, começou em 1873." The Time Is at Hand, page ii, (forward).

1918 "Entretanto, nós podemos, confiadamente, esperar que 1925 será marcado pelo retorno de Abraão, Isaque, Jacó e dos profetas, particularmente daqueles nomeados pelo apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana." Millions Now Living Will Never Die, page 89.
1922 "A data 1925 é mais distintamente indicada nas escrituras que a de 1914." The Watchtower 9/1/22, page 262.
1923 "Nosso pensamento é que 1925 está definidamente indicado pelas escrituras. Assim como Noé, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé no dilúvio vindouro." The Watchtower, PAGE 106 4/1/23.
1925 "O ano de 1925 chegou. Com grande expectativa cristãos tem esperado por este ano. Muitos estão confiantemente esperando que todos os membros do corpo de Cristo sejam transformados para a glória celestial durante este ano. Isto pode acontecer ou não. No Seu devido tempo Deus irá cumprir seus propósitos concernentes ao Seu povo. Os cristãos não deveriam estar, estão, ansiosos acerca do que pode acontecer este ano." The Watchtower, 1/1/25, page. 3. 1925 "Era esperado que Satanás tentaria injetar nas mentes dos santos, o pensamento que em 1925 deveriam ver o fim da obra." The Watchtower, Sept, 1925 page 262. 1926 "Alguns anteciparam que esta obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu isto. A dificuldade é o amigos insuflaram suas imaginações além da razão; e que quando as suas imaginações estouraram em pedaços, eles estavam inclinados a aceitar qualquer coisa." The Watchtower, page 232.
1931 "Existe uma medida de desapontamento da parte daqueles que crêem em Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925 ... e els também aprenderam a parar de fixar datas." Vindication, page 338.
1941 "Recebendo o presente, a crianças marchando unidas umas às outras, não por um brinquedo ou por um tempo de diversão, mas o instrumento levantado por Deus para a obra mais efetiva nos meses que restam antes do Armageddon." The Watchtower, 9/15/41, page 288.
1968 "Verdade, existiu, no passado, quem predissesse o 'fim do mundo', inclusive especificando uma data. Nada ainda aconteceu. O 'fim' ainda não veio. Eles são culpados de falsas profecias. Por quê? O que estava faltando? ... Estava faltando aquele povo a quem Deus dirige e evidencia que os está guiando e usando." Awake, 10/8/68.
1968 "Porque você está olhando para 1975?" The Watchtower, 8/15/68, page 494.
Uma T.J. poderá dizer que a organização ainda está aprendendo. Se é assim, quanto eles podem confiar naquilo que eles estão aprendendo agora da Sociedade? O que eles estão aprendendo agora não irá mudar depois?
Um verdadeiro profeta de Deus não erra uma profecia. Somente um falso profeta erra. A organização das Testemunhas de Jeová, que proclama ser profeta de Deus, é na realidade um falso profeta. Jesus avisou-nos a respeito, dizendo: "porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mt 24:24).


As Três Doutrinas Essenciais do Cristianismo

A própria Bíblia revela que estas doutrinas são essenciais à fé cristã. Elas são:
1) a Divindade de Cristo,
2) Salvação pela graça, e
3) a Ressurreição de Cristo.

Estas são as doutrinas que a Bíblia diz que são necessárias. Certamente existem muitas outras doutrinas importantes; estas três, porém, são as únicas que são declaradas pela Escritura como sendo essenciais. O verdadeiro regenerado pode ser ignorante a respeito de uma ou mais destas doutrinas no início da sua vida com Cristo, mas ele terá um entendimento apropriado destes três assuntos assim que ele começar a estudar a Palavra de Deus. Uma pessoa não regenerada, ou um membro de uma seita (i.e., Mórmon ou Testemunha de Jeová, por exemplo), negará uma ou mais destas doutrinas essenciais.

1. A Divindade de Cristo

1.Jesus é Deus em carne (João 8:58 com Êxodo 3:14). Veja também Jo 1:1,14; 8:24; 10:30-33.
1.1 Jo 4:2-3: "Nisto reconhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo."

2.i. - Os versos acima precisam ser cruzados com Jo 1:1,14 (também escrito por João) onde ele afirma que o Verbo era Deus e que o Verbo se tornou carne.


ii. - 1 Jo 4:2-3 está dizendo que se você nega que que Jesus é Deus em carne então você é do espírito do anticristo.

2.Jo 8:24: "Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados."

1.- Jesus diz aqui que se você não crer que "EU SOU" você morrerá nos seus pecados. Em grego, "eu sou" é 'ego eimi', que significa 'eu sou.' Estas são as mesmas palavras usadas em Jo 8:58 onde Jesus diz "... antes que Abraão existisse, eu sou."


Ele estava atribuindo a si o título divino usado em Êxodo 3:14 na Septuaginta Grega. (A Septuaginta é o Antigo Testamente hebraico traduzido para o grego.)


3.Jesus é o próprio objeto da fé.


1.Não é suficiente apenas ter fé. A fé é válida somente se colocada em alguma coisa. Você deve colocar a sua fé no objeto apropriado. As seitas têm falsos objetos de fé; portanto, sua fé é inútil -- não interessa quanto sejam sinceros.


2.Se você colocar a sua fé em um tubo de vácuo, então você terá um bocado de dificuldades no dia do juízo. Você pode ter uma grande fé, mas só isso não pode salvar você. Ela deve ser colocada na pessoa certa, Jesus.


4.A doutrina da Divindade de Cristo inclui:


1.A Trindade - Existe um Deus que existe em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles são co-iguais, co-eternos e da mesma natureza. 2.Monoteiísmo - Existe um único Deus e nunca existiu outro (Isaías 43:10; 44:6,8; 45:5). Os Mórmons acreditam que existem muitos deuses que servem e adoram somente um. Portanto, eles são politeístas, o que os exclui do campo do Cristianismo.


5.União Hipostática - Jesus é tanto Deus como homem.


A suficiência do sacrifício de Cristo - o sacrifício de Cristo é completamente suficiente para pagar pelos pecados do mundo.

1.Como Deus - Jesus deve ser Deus para poder oferecer um sacrifício de valor superior ao de um simples homem.
Ele teve de morrer pelos pecados do mundo (1 João 2:2). Somente Deus poderia fazer isso.

2.Como homem - Jesus deveria ser homem para poder ser um sacrifício pelo homem. Como homem Ele pode ser o mediador entre Deus e os homem (1 Tim. 2:5).


2. Salvação pela graça


1."Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9, NVI).


2."De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes" (Gl 5:4).


1.Este versículo e seu contexto ensinam claramente que se você crê que será salvo pela fé e pelas suas obras, então você não será salvo. Isto é um erro comum nas seitas. Porque eles têm um falso Jesus, eles têm uma falsa doutrina da salvação.


(Leia Rm 3-5 e Gl 3-5). 2.Você não pode acrescentar nada ao trabalho de Deus. Gálatas 2:21 diz: "Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu em vão!" (NVI).


3."Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado" (Rm 3:20, NIV).


1."Todavia, ao homem que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça" (Rom. 4:5, NIV). 2."Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De modo nenhum! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente, certamente a justiça viria da lei" (Gal. 3:21, NIV).

3. A Ressurreição de Cristo

1."E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a nossa fé" (1 Co 15:14). "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados" (1 Co 5:17).


2.Ignorar a ressurreição física de Jesus é anular a Sua obra, Seu sacrifício e a nossa ressurreição. 3.Estes versículos afirmam claramente que se você diz que Cristo não ressuscitou da morte (no mesmo corpo em que Ele morreu -- Jo 2:19-21), então a sua fé é inútil.


(Um comentário em Gl 1:8-9: "Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado" (NIV). Estes dois versos de Gálatas poderiam ser considerados a quarta doutrina essencial. Mas, Gal. 1:8,9 está simplesmente estabelecendo a necessidade de crer na mensagem do Evangelho que, na sua integridade, diz que Jesus é Deus em carne, que Ele morreu pelos nossos pecados, ressuscitou da morte e dá graciosamente a vida eterna àqueles que crêem.


1 Co 15:1-4 define o que é o evangelho: "Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, se se apegarem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente recebi, também lhes transmiti: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (NIV). Nestes versículos está a essência do evangelho: Cristo é Deus em carne (Jo 1:1,14; Cl 2:9); Salvação é recebida pela fé (Jo 1:12; Rm 10:9-10), mediante a graça; e a ressurreição é mencionada no versículo 4. Por conseguinte, esta mensagem evangélica inclui as doutrinas essenciais.)
www.jesussite.com.br

QUINZE RAZÕES PORQUE NÃO POSSO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ

bado, 20 de Março de 2010

Estudos de Seitas      Apologética       Testemunhas de Jeová
15 Razões porque não posso ser Testemunha de Jeová
Publicado em 11/23/2001
Robert Mignard

Os ensinamentos claros e cristalinos da Palavra de Deus não dão lugar a que se abrace as doutrinas dos Testemunhas de Jeová após um estudo bíblico completo. Os ensinamentos básicos dessa seita estão em conflito com as Escrituras. Quinze dos seus erros doutrinários excepcionais foram abaixo relacionados e constituem razões sólidas para que ninguém se filie aos Testemunhas se quiser continuar apegado a verdade divina.

  1. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A DIVINDADE ABSOLUTA E SINGULAR DE JESUS CRISTO.

    As Escrituras demonstram que o Senhor Jesus Cristo é Jeová:

    Isaías 41:4, 44:6, e 48:12 declaram que o atributo de ser o "primeiro e último" pertence a Jeová somente. Apocalipse 1:7-8,11,17 e 22:13-14 apresentam Jesus Cristo com exatamente esse mesmo atributo, fazendo dEle, portanto, Jesus Cristo, o Jeová dessas passagens, e de todo o Velho Testamento.

    Isaías 45:22-25 fala de uma adoração universal, que um dia toda a humanidade prestará a Jeová. Filipenses 2:9-11 aplica esta passagem de Isaías a Jesus Cristo.

    Isaías 44:22-23 apresenta Jeová como Redentor. Efésios 1:7 estabelece Jesus Cristo como esse Redentor.

    Em Isaías 45:24 e 54:17 Jeová é a nossa justiça. Em 1 Coríntios 1:30 Jesus Cristo é a nossa justiça.

    Isaías 43:11 reserva a Jeová somente a obra da salvação do homem: "Fora de mim não há Salvador." Tito 2:13 ensina que Jesus Cristo é o Salvador, estabelecendo-O, portanto, como o Jeová de Isaías, capítulo 43.

    O estudante honesto das Escrituras há de ler, estudar e comparar os versículos acima apresentados.
  2. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM QUE JESUS CRISTO É UM SER CRIADO - SIMPLESMENTE UM OUTRO DEUS.

    Este erro doutrinário foi criado pelos Testemunhas de Jeová através de sua estúria Tradução "Novo Mundo". que apresenta João 1:1 da seguinte maneira: "E o verbo era um deus". Isaías nega este erro enfaticamente em 43:10, 44:6 e 45:5,12, e prova que sua tradução de João 1:1 é ilegítima. Quatro vezes Jeová declara a impossibilidade de haver "um outro deus" ou "um deus" além dEle mesmo. Qualquer estudante honesto das Escrituras deve reconhecer a exclusividade única de Jeová.
  3. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A PERSONALIDADE E DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO.

    Das muitas referências bíblicas que demonstram que isto não é verdade, João 16:13-14 é a principal. Oito vezes o Senhor Jesus se refere ao Espírito Santo usando o pronome pessoal masculino "ELE". A palavra grega "ESPÍRITO" é neutra mas o pronome empregado não é neutro mas masculino. Cristo estava teologicamente certo nisto, reconhecendo a personalidade do Espírito. Se o Espírito Santo não fosse uma pessoa, o pronome neutro é que seria usado e a gramática da passagem ficaria intacta. Jesus Cristo, o Filho de Deus, JAMAIS COMETEU UM ERRO.

    Até a própria tradução "Novo Mundo" dos Testemunhas reconhece a personalidade do Espírito na tradução desses dois versículos. A divindade do Espírito Santo está claramente demonstrada nas referências abaixo que o estudante honesto deve estudar com todo o cuidado: Atos 5:3-4, 1 Coríntios 3:16, 2 Coríntios 13:14. Em 1 Coríntios 12:4-6 o Espírito Santo é chamado de Senhor, v. 5, e Deus, v. 6. Ao colocar Isaías 6:8-10 junto a Atos 28:25-27, toma-se evidente que o Deus de Isaías 6 é o Espírito Santo.
  4. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE.

    Embora a verdade da Trindade seja considerada divertida pelos Testemunhas, ela não obstante constitui parte da revelação de Deus. O estudante da Bíblia descobre que há uma Pessoa nas Escrituras, conhecida como Pai, que é Deus, Efésios 1:2. Há uma outra Pessoa nas Escrituras, chamada de Filho, Jesus Cristo, e que é Deus, Tito 2:13. Há ainda uma outra Pessoa chamada de Espírito Santo, que é Deus também, Atos 5:3-4. A palavra grega theos, "Deus". foi usada em relação a todas essas três Pessoas, concedendo assim a mesma divindade a cada uma delas. O estudante cuidadoso também nota o fato da Trindade em, Isaías 48:17, 28:19, 2 Coríntios 13:14. A conclusão é simplesmente que há um só Deus manifesto nas três Pessoas conhecidas como Pai, Filho e Espírito Santo e, considerando que cada uma dessas Pessoas é Deus, elas são iguais.
  5. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A RESSURREIÇÀO FÍSICA E CORPORAL DE JESUS CRISTO.

    A sua falsa doutrina declara: "O homem Jesus está morto, só o Seu espírito ressuscitou." O testemunho de Jesus Cristo é completamente diferente, Lucas 24:36-45. Mesmo um exame superficial do v. 39 desfaz qualquer dúvida referente à ressurreição corpórea. Tomé encontrou-se com o Cristo fisicamente ressuscitado, João 20:24-29, como também os outros discípulos que comeram peixe com Ele, João 21:12-14. Paulo testifica a ressurreição física de Jesus Cristo em 1 Coríntios 15:3-19. Os guardas junto à sepultura. os principais dos sacerdotes e o Sinédrio jamais teriam ficados, em Mateus 28:11,15, se "apenas o Seu espírito ressuscitasse".
  6. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A VOLTA FÍSICA E VISÍVEL DE JESUS CRISTO.

    Eles dizem: "Não devemos esperar que Ele torne a voltar como um ser humano". A volta fica mais adequadamente traduzida por presença e se refere à presença invisível do Senhor. Contrastando com isso, o estudante da Bíblia descobre que a verdade é que JESUS CRISTO VAI VOLTAR novamente, física e literalmente. Em Apocalipse 1:7, "todo o olho o verá". Em 1 Tessalonicenses 4:16-17, "o Senhor mesmo...descerá dos céus" E em Atos 1:10-11, "assim virá do modo como o vistes subir". O testemunho dessas passagens é irrefutável.
  7. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A PRESENÇA DO CRENTE COM CRISTO APÓS A MORTE.

    De acordo com 2 Coríntios 5:8, Filipenses 1:21-24 e Lucas 16:20-22, o crente, imediatamente após a morte, passa para a presença de Cristo. O corpo fica no solo, João 11:11-14, aguardando a ressurreição, 1 Coríntios 15:20-23, enquanto a alma e o espírito, agora separados do corpo, Tiago 2:16, entram no céu.
  8. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REPROVAM A ESPERANÇA QUE O CRENTE TEM DE IR PARA O CÉU.

    João 14:1-3, Filipenses 3:20-21, 1 Pedro 1:3-5 e Apocalipse 3:12 são apenas algumas das muitas passagens bíblicas que falam da "esperança viva" de estar com Cristo para sempre.
  9. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A REALIDADE E ETERNIDADE DO CASTIGO FUTURO.

    As Escrituras falam da realidade do inferno. O Senhor Jesus Cristo falou mais do inferno do que do céu e nos informou que o inferno é uma fornalha de fogo, Mateus 13:49-50, um lugar preparado para Satanás e os seus emissários, Mateus 25:41, de fogo que não se extingue, Marcos 9:42-48. Além disso, Ele insistiu no fato do inferno ser eterno. A palavra grega aionios, que traduz "aquilo que não tem fim". e que foi usada para descrever a vida eterna mencionada em João 3:16, e a eternidade de Deus em Romanos 16:26, foi deliberadamente usada por Cristo para descrever a duração do inferno, Mateus 18:8, e por João, em Apocalipse 14:11. Aionios não tem um significado duplo. Se ela quer dizer que Deus é eterno e a vida que o crente recebe é eterna, então deve significar que o inferno também é eterno.
  10. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A SALVAÇÃO PERFEITA DA CRUZ DE CRISTO.

    Sem qualquer justificativa bíblica, os Testemunhas ensinam que o Milênio, os mil anos do reino de Cristo na terra, proporcionará a toda a humanidade, desde Adão em adiante, que ressuscitará, uma oportunidade, sob condições favoráveis, de receber a salvação eterna. Onde encontrar um único versículo bíblico que apoie tal coisa? O Senhor Jesus Cristo comprou nossa salvação na Cruz, Romanos 3:21-26, e resta ao homem crer e ser salvo, Efésios 2:8-9 e Atos 16:30-31. A salvação é totalmente a parte de qualquer esforço humano, Romanos 3:27-28.
  11. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM O PATRIOTISMO E A CONTINÊNCIA À BANDEIRA.

    As Escrituras ordenam aos crentes a serem cidadãos leais. O estudante cuidadoso verá isto em Romanos 13:1-7, 1 Pedro 2:13-15 e Mateus 22:21.
  12. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ESTÃO CONFUSOS QUANTO AOS 144.000.

    Através de boas obras e esforço sincero um Testemunha de Jeová tem esperança de se tornar um membro do grupo dos 144.000. Nos dois capítulos em que foram mencionados os 144.000, Apocalipse 7 e 14, o estudante das Escrituras nota que os 144.000 são, realmente; Judeus das tribos, sem gentios entre eles, 7:4-8, são todos homens, 14:4, servirão durante a Grande Tribulação, 14:6-13, e não receberão a sua posição mediante obras mas serão designados por Deus, 7:3. Por mais que se force a imaginação. nenhuma interpretação bíblica aceitável pode garantir a essa seita gentia posição entre os 144.000.
  13. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ USAM UMA TRADUÇÃO DETURPADA DA BÍBLIA.

    A Tradução "Novo Mundo" das Escrituras Gregas Cristãs é uma tradução desajeitada do Novo Testamento, que não tem nenhuma reputação entre os mestres do grego. A tradução foi alterada para se encaixar na heresia. Por exemplo. a palavra allos. "outro". não aparece no texto grego de Colossenses 1:16-17, mas foi inserida quatro vezes em sua tradução para que Cristo apareça ser parte da criação e, desse modo, se encaixe em sua doutrina que afirma ser Ele um filho criado, um outro deus. "….porque por meio dEle todas as coisas foram criadas". Esta e dezenas de outras passagens tornam a tradução "Novo Mundo" em uma caricatura da Palavra de Deus.
  14. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ TEM UM SISTEMA DOUTRINÁRIO QUE SE BASEIA NAS INTERPRETAÇÕES DE CHARLES TAZE RUSSEL.

    Em 1874. um camiseiro do Brooklyn, chamado Charles Taze Russel, anunciou que era dono da verdade. Em suas muitas obras Russel "não deixou quase nenhuma grande verdade ou doutrina fundamental não tocada com suas conclusões heréticas e injustificadas". Dr. Win. E. Biederwolf. Conforme um cuidadoso estudo pode revelar, as obras de Russel servem de base fundamental para a estrutura dos Testemunhas de Jeová. Atualmente os Testemunhas de Jeová estão seguindo as conclusões falidas de um patife que se divorciou de sua esposa, teve problemas com os tribunais e que enganou seus seguidores vendendo-lhes "trigo milagroso" a preço exorbitante, o qual ele proclamava que produzia 15 vezes mais do que o trigo comum.
  15. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGLIGENCIAM A VASTA ÁREA DE VERDADES BÍBLICAS.

    Uma análise cuidadosa dos diversos livros, panfletos, e revistas editados pela Torre de Vigia revela que apenas uma pequena porcentagem Bíblica foi por eles usada. Eles não citam mais de 7% das Escrituras, deixando o restante da Palavra de Deus não mencionada.www.jesussite.com.br

A HISTÓRIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ







     Sábado, 20 de Março de 2010

Estudos de Seitas      Apologética       Testemunhas de Jeová
A História das Testemunhas de Jeová
Publicado em 11/23/2001

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

"Espera-se que o Senhor tenha uma maneira de se comunicar com o seu povo na terra, e ele tem claramente mostrado que a revista chamada Sentinela é usada para este propósito," (1939 Yearbook of Jehovah's Witnesses, p. 85.).

Eles vêm à nossa porta. Eles oferecem as revistas Despertai! e Sentinela em troca de "donativos." Eles falam a você sobre as Testemunhas de Jeová e sobre o paraíso na terra. Eles querem que você se junte a eles. Eles são cristãos? Não. Veja aqui no que eles crêem, porque eles não são cristãos, e como você pode responder-lhes.

A História das Testemunhas de Jeová

A seita das Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, em 1872. Ele nasceu em 15 de Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Ele tinha grande dificuldade de aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno e, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a deidade de Cristo e o Espírito Santo. Em 1870, com a idade de 18 anos, Russell organizou uma classe bíblica em Pittsburgh. Em 1879, ele procurou popularizar as suas idéias e doutrinas aberrantes. Ele co-publicou a revista "The Herald of the Morning" com seu fundador, N. H. Barbour e, em 1884, Russell tomou o controle da publicação dando-lhe o novo nome de "The Watchtower Announcing Jehovah's Kingdom" (A Sentinela Anuncia o Reino de Jeová), e fundou a "Zion's Watch Tower Tract Society", agora conhecida como "Watch Tower Bible and Tract Society", Sociedade Bíblica Torre de Vigia. A primeira edição da revista Sentinela tinha somente 6.000 cópias por mês. Hoje o complexo publicitário das Testemunhas, no Brooklyn, Nova York, imprime mais 100.000 livros e 800.000 cópias de duas revistas -- diariamente!

Russell alegava que a Bíblia só seria corretamente entendida de acordo com as suas interpretações. Era um perigoso arranjo, já que era ele quem controlava o que era escrito na revista Sentinela.

Depois da morte de Russel, em 31 Outubro de 1916, um advogado do Missouri chamado Joseph Franklin Rutherford recebeu o controle da Sociedade Torre de Vigia que era conhecida, então, como Associação Bíblica Dawn. Em 1931, ele mudou o nome da organização para "As Testemunhas de Jeová."

Depois da morte de Rutherford controlaram a Sociedade Nathan Knorr e Frederick William Franz, como presidentes.

Hoje, a Sociedade é liderada por Mr. Henschel. O grupo tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo. As estatísticas da Sociedade Torres de Vigia indicam que 740 casas são solicitadas para recrutar cada um dos quase 200.000 novos membros que se juntam cada ano.

As TJ´s tem diversos 'livros de estudos' semanais. Os membros não são obrigados a participar, mas existe um nível de expectativa que suavemente leva os convertidos a participarem. É durante estes 'livros de estudos' que a TJ é constantemente exposta aos ensinos anti-cristãos. Uma TJ mediana, com a sua constante doutrinação pela Torre de Vigia, pode, facilmente 'surrar' um cristão mediano quando estes vêm defender suas crenças.

As TJ afirmam veementemente que a doutrina da Trindade é de origem pagã e que a cristandade, com um todo, está envolvida na mentira do diabo. Concomitantemente, com a anulação da Trindade é, da mesma maneira, ferrenhamente combatida a deidade de Cristo, a deidade do Espírito Santo, a realidade do inferno e a punição eterna.

Testemunhas de Jeová é uma Seita Não-Cristã

Como todas as seitas, a organização das TJ distorcem as doutrinas essenciais do Cristianismo. Ela nega a divindade de Cristo, a ressurreição física e a salvação pela graça. Para sustentar as suas doutrinas errôneas, a organização Torre de Vigia (que é a autora e mentora de toda teologia oficial das TJ) vem alterando a Bíblia para fazer com que ela diga o que eles querem.

Tipicamente, os cultos que usam a Bíblia para embasar suas posições caem em alguns erros de interpretação:
  • Tirar os versículos e passagens de seu contexto imediato.
  • Recusar-se a ler as passagens dentro do contexto bíblico completo.
  • Inserir as suas pressuposições teológicas no texto.
  • Alterar o texto bíblico para suprir as suas necessidades.
  • Basear-se em um verso para interpretar um conjunto de outros.
  • Trocar os significados das palavras.
  • Proclamar que algumas passagens têm sentido figurado quando elas contradizem as suas doutrinas.
  • Adicionar coisas à Palavra de Deus.

Adicionalmente, as seitas exigem de seus membros a freqüência regular aos seus "estudos bíblicos" semanais onde são repetidamente doutrinados com ensinos anti-cristãos. Eles fazem isso por meio da leitura das revistas Sentinela e Despertai!, que basicamente, mantém seus pensamentos cativos às doutrinas deles.
Eles ensinam que serão perseguidos quando forem de porta em porta ensinar as suas falsas doutrinas e que, quando alguém os contrariar ou divergir deles, eles serão justificados por serem TJ. Eles dizem que são a única organização verdadeira na terra (assim como todas as seitas afirmam!). Eles são fortemente encorajados a ter apenas amigos e fazer negócios com pessoas dentro da organização, o que mantém as pessoas e idéias longe do exame externo. Eles ensinam a evitar aqueles que deixaram o seu grupo, mantendo assim, o outros afastados para que não questionem o porquê da sua saída. Eles são geralmente paranóicos, como eu pude testemunhar em uma sala de chat (IRC) onde, depois de fazer uma pergunta a respeito de um texto bíblico, fui banido.
Subseqüentemente, meu nome foi passado para todas as outras salas de TJ, de onde eu fui banido da mesma maneira. Aparentemente, o exame das suas doutrinas não é permitido.

Primariamente, a organização das TJ é uma seita porque ela viola as três doutrinas essenciais do Cristianismo. A Bíblia diz que Jesus é Deus em carne, que Jesus ressuscitou da morte no mesmo corpo em que Ele morreu e que a salvação é pela graça mediante a fé. O organização Torre de Vigia contraria todas as três.

A organização Torre de Vigia é uma seita não-cristã que usa o seu povo para proclamar suas falsas doutrinas, vender uma imensidão de literatura, e expandir suas garras nas vidas de seus membros e das suas famílias.

Doutrinas das Testemunhas de Jeová
por Matthew J. Slick, B.A., M. Div.

Sua igreja é auto-proclamada profeta de Deus, The Watchtower, April 1, 1972, p. 197. Eles alegam ser o único caminho para o Deus verdadeiro, The Watchtower, Feb. 15, 1981, p. 19.

Espírito Santo é uma força ativa impessoal de Deus, The Watchtower, June 1, 1952, p. 24. Somente os membros da sua igreja serão salvos, The Watchtower, Feb, 15, 1979, p. 30. Jesus foi um anjo que se tornou um homem, The Watchtower, May 15, 1963, p. 307. Jesus foi o único homem perfeito, mas não Deus em carne, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 306.

Jesus não voltou da morte em seu corpo físico, Awake! July 22, 1973, p. 4. Jesus foi ressuscitado "não como criatura humana, mas um espírito." Let God be True, p. 276. Jesus não morreu em uma cruz mas em um poste, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 89-90.

Jesus retornou à terra, invisivelmente, em 1914, The Truth Shall Make You Free, p. 300. A Trindade não existe, Let God be True, p. 101-100.

Espírito Santo é uma força, não viva, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407. Boas obras são necessárias para a salvação, Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150, 152. A alma cessa sua existência na morte, Let God be True, p. 59, 60, 67.

Não existe inferno de fogo onde os condenados serão punidos, Let God be True, p. 79, 80. Somente 144.000 Testemunhas de Jeová irão para o céu, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 166-167, 361; Let God be True, p. 121.

Transfusão de sangue é pecado, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 72-73. A cruz é um símbolo pagão e não deve ser usada, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 90-92.

A salvação é pela fé e pelo que você fizer, Studies in the Scriptures, Vol. 1, p. 150,152. É possível perder a sua salvação, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 358-359. Eles também rejeitam o voto, saudar a bandeira, cantar os hinos nacionais ou celebrar o Natal e aniversários. Também recusam-se a servir às forças armadas. (The Watchtower - A Sentinela Awake! - Despertai!)

Traduções Errôneas da Bíblia das Testemunhas de Jeová - a Tradução do Novo Mundo

Esta lista é apenas representativa. Ela não esgota este assunto:
  • Colossenses 1:15-17 - A palavra "outro" é inserida 4 vezes. Isto não está no original grego e nem está implícito. Esta é uma seção onde Jesus é descrito como o criador de todas as coisas. Desde que a organização da T.J. acredita que Jesus é um ser criado eles inseriram a palavra "outro" para mostrar que Jesus era ates de tudo "outras" coisas, implicando que Ele também fosse um ser criado.

    Existem duas palavras, no Grego, traduzidas como "outro": heteros e allos. O primeiro significa outro de uma coisa diferente, ou seja, de natureza diferente. O segundo significa outra coisa da mesma natureza ou do mesmo tipo. Nenhum dos dois é usado nesta seção da Escritura. As T.J. mudaram a Bíblia para torná-la adequada à sua teologia aberrante.
  • João 1:1 - Eles traduziram erradamente este versículo como "um deus". Novamente, isto é porque eles negam quem Jesus é e devem mudar a Bíblia para que ela se torne adequada à sua teologia. A versão das T.J. está assim: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um Deus."
  • Hebreus 1:6 - Neste verso eles traduziram a palavra Grega para adoração, proskuneo, como "reverência." Reverência é uma palavra que significa honra, mostra respeito, até curvar-se diante de alguém. Já que, para eles, Jesus é um ser criado, então ele não pode ser adorado. Eles triveram de fazer isto em outros versículos a respeito de Jesus: Mt 2:2,11; 14:33; 28:9.
  • Hebreus 1:8 - Este é um versículo onde Deus Pai, está chamando Jesus de Deus: "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.'" Já que as T.J. não concordam com isso, de novo, eles alteraram a Bíblia para que ela se adequasse à sua teologia. Eles traduziram o verso como: "...Deus está no seu trono ..." O problema com a tradução das T.J. é que esta passagem é uma citação do Salmo 45:6 que, no Hebraico, só pode ser traduzido como "...O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos ..." Para justificar a tradução do N.T eles atualmente também trocaram a tradução do Antigo Testamento!


A Tradução do Novo Mundo é horrível. Ela mudou o texto para se adequar à sua própria teologia em muitos lugares. Mas antes que você pense que estou apenas mencionando o que outros disseram, eu estudei Grego bíblico por 4 1/2 na Faculdade e no Seminário.

Adicionalmente, eu tive 1 1/2 ano de Hebraico bíblico. Eu sei, por exame, que a Tradução do Novo Mundo é corrompida pela visão não-cristã e não-bíblica da sociedade.

As Falsas Profecias das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas fazem muitas afirmações na tentativa de converter você para a fé deles. Eles dizem ser a única igreja cristã verdadeira, ser os únicos representantes de Deus, ter o único ensino bíblico correto e de serem os únicos verdadeiros anunciadores do reino vindouro de Jeová.

Se eles fossem a única igreja verdadeira e a única voz verdadeira da palavra de Deus então o que eles dizem deveria ser comprovadamente verdade, especialmente em se tratando de profecias. Quanto a predizer o futuro, a organização Torre de Vigia falha miseravelmente. A seguir estão algumas das falsas predições feitas através dos anos pela organização Torre de Vigia. Se você apresentar isto a uma T.J., ele provavelmente dirá alguma coisa como: "Aquilo foi tomado fora do contexto", ou "Eles não disseram que eram profetas de Deus", ou ainda, "A está mais brilhante e agora nós compreendemos melhor as profecias bíblicas", etc. Faça uma cópia destas falsas profecias e dê a eles para que verifiquem.

Lembre-se de Deut. 18:22: "Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." Se alguém faz uma falsa profecia e diz que vem de Deus, então ele é um falso profeta e nós não devemos dar ouvidos a ele.

As Testemunhas de Jeová declararam que são profetas de Deus? Sim. Em 1972, a revista Sentinela afirmou que as Testemunhas de Jeová são profetas de Deus.

IDENTIFICANDO O "PROFETA"

"Jeová tem um profeta para ajudá-los, para adverti-los dos perigos e para declarar as coisas por vir? Estas questões podem ser respondidas afirmativamente. Quem é este profeta? ... Este "profeta" não era um homem, mas era um corpo de homens e mulheres. Era um pequeno grupo de seguidores de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como International Bible Students. Hoje eles são conhecidos como Testemunhas Cristãs de Jeová ... Certamente, é fácil dizer que este grupo atua como um 'profeta' de Deus." The Watchtower, 4/1/72 (Veja Deut. 18:21)
  • 1899 "...a 'batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (Ap 16:14), que terminará em 1914 com a comleta ruína do atual estado da tera já começou." The Time Is at Hand, page 101 (1908 edition).
  • 1897 "Nosso Senhor, o Rei indicado, está agora presente, desde outubro de 1874," Studies in the Scriptures, Vol. 4, page 621.
  • 1916 "A cronologia bíblica aqui apresentada mostra que seis grandes dias de 1000 anos, começando em Adão, estão terminando e o grande sétimo dia, o reino de 1000 anos de Cristo, começou em 1873." The Time Is at Hand, page ii, (forward).
  • 1918 "Entretanto, nós podemos, confiadamente, esperar que 1925 será marcado pelo retorno de Abraão, Isaque, Jacó e dos profetas, particularmente daqueles nomeados pelo apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana." Millions Now Living Will Never Die, page 89.
  • 1922 "A data 1925 é mais distintamente indicada nas escrituras que a de 1914." The Watchtower 9/1/22, page 262.
  • 1923 "Nosso pensamento é que 1925 está definidamente indicado pelas escrituras. Assim como Noé, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé no dilúvio vindouro." The Watchtower, PAGE 106 4/1/23.
  • 1925 "O ano de 1925 chegou. Com grande expectativa cristãos tem esperado por este ano. Muitos estão confiantemente esperando que todos os membros do corpo de Cristo sejam transformados para a glória celestial durante este ano. Isto pode acontecer ou não. No Seu devido tempo Deus irá cumprir seus propósitos concernentes ao Seu povo. Os cristãos não deveriam estar, estão, ansiosos acerca do que pode acontecer este ano." The Watchtower, 1/1/25, page. 3. 1925 "Era esperado que Satanás tentaria injetar nas mentes dos santos, o pensamento que em 1925 deveriam ver o fim da obra." The Watchtower, Sept, 1925 page 262. 1926 "Alguns anteciparam que esta obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu isto. A dificuldade é o amigos insuflaram suas imaginações além da razão; e que quando as suas imaginações estouraram em pedaços, eles estavam inclinados a aceitar qualquer coisa." The Watchtower, page 232.
  • 1931 "Existe uma medida de desapontamento da parte daqueles que crêem em Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925 ... e els também aprenderam a parar de fixar datas." Vindication, page 338.
  • 1941 "Recebendo o presente, a crianças marchando unidas umas às outras, não por um brinquedo ou por um tempo de diversão, mas o instrumento levantado por Deus para a obra mais efetiva nos meses que restam antes do Armageddon." The Watchtower, 9/15/41, page 288.
  • 1968 "Verdade, existiu, no passado, quem predissesse o 'fim do mundo', inclusive especificando uma data. Nada ainda aconteceu. O 'fim' ainda não veio. Eles são culpados de falsas profecias. Por quê? O que estava faltando? ... Estava faltando aquele povo a quem Deus dirige e evidencia que os está guiando e usando." Awake, 10/8/68.
  • 1968 "Porque você está olhando para 1975?" The Watchtower, 8/15/68, page 494.

Uma T.J. poderá dizer que a organização ainda está aprendendo. Se é assim, quanto eles podem confiar naquilo que eles estão aprendendo agora da Sociedade? O que eles estão aprendendo agora não irá mudar depois?

Um verdadeiro profeta de Deus não erra uma profecia. Somente um falso profeta erra. A organização das Testemunhas de Jeová, que proclama ser profeta de Deus, é na realidade um falso profeta. Jesus avisou-nos a respeito, dizendo: "porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mt 24:24).

As Três Doutrinas Essenciais do Cristianismo

A própria Bíblia revela que estas doutrinas são essenciais à fé cristã. Elas são:

1) a Divindade de Cristo,
2) Salvação pela graça, e
3) a Ressurreição de Cristo.

Estas são as doutrinas que a Bíblia diz que são necessárias. Certamente existem muitas outras doutrinas importantes; estas três, porém, são as únicas que são declaradas pela Escritura como sendo essenciais. O verdadeiro regenerado pode ser ignorante a respeito de uma ou mais destas doutrinas no início da sua vida com Cristo, mas ele terá um entendimento apropriado destes três assuntos assim que ele começar a estudar a Palavra de Deus. Uma pessoa não regenerada, ou um membro de uma seita (i.e., Mórmon ou Testemunha de Jeová, por exemplo), negará uma ou mais destas doutrinas essenciais.

1. A Divindade de Cristo

Jesus é Deus em carne (João 8:58 com Êxodo 3:14). Veja também Jo 1:1,14; 8:24; 10:30-33. Jo 4:2-3: "Nisto reconhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo."

Os versos acima precisam ser cruzados com Jo 1:1,14 (também escrito por João) onde ele afirma que o Verbo era Deus e que o Verbo se tornou carne.

Jo 4:2-3 está dizendo que se você nega que que Jesus é Deus em carne então você é do espírito do anticristo.

2 - Jo 8:24: "Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados."

Jesus diz aqui que se você não crer que "EU SOU" você morrerá nos seus pecados. Em grego, "eu sou" é 'ego eimi', que significa 'eu sou.' Estas são as mesmas palavras usadas em Jo 8:58 onde Jesus diz "... antes que Abraão existisse, eu sou." Ele estava atribuindo a si o título divino usado em Êxodo 3:14 na Septuaginta Grega. (A Septuaginta é o Antigo Testamente hebraico traduzido para o grego.)

3 - Jesus é o próprio objeto da fé.

Não é suficiente apenas ter fé. A fé é válida somente se colocada em alguma coisa. Você deve colocar a sua fé no objeto apropriado. As seitas têm falsos objetos de fé; portanto, sua fé é inútil -- não interessa quanto sejam sinceros.

Se você colocar a sua fé em um tubo de vácuo, então você terá um bocado de dificuldades no dia do juízo. Você pode ter uma grande fé, mas só isso não pode salvar você. Ela deve ser colocada na pessoa certa, Jesus.

4 - A doutrina da Divindade de Cristo inclui:

A Trindade - Existe um Deus que existe em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles são co-iguais, co-eternos e da mesma natureza. Monoteiísmo - Existe um único Deus e nunca existiu outro (Isaías 43:10; 44:6,8; 45:5). Os Mórmons acreditam que existem muitos deuses que servem e adoram somente um. Portanto, eles são politeístas, o que os exclui do campo do Cristianismo.

5 - União Hipostática - Jesus é tanto Deus como homem.

A suficiência do sacrifício de Cristo - o sacrifício de Cristo é completamente suficiente para pagar pelos pecados do mundo.
1 - Como Deus - Jesus deve ser Deus para poder oferecer um sacrifício de valor superior ao de um simples homem.

Ele teve de morrer pelos pecados do mundo (1 João 2:2). Somente Deus poderia fazer isso.

2.Como homem - Jesus deveria ser homem para poder ser um sacrifício pelo homem. Como homem Ele pode ser o mediador entre Deus e os homem (1 Tim. 2:5).

2 - Salvação pela graça

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9, NVI). "De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes" (Gl 5:4).

Este versículo e seu contexto ensinam claramente que se você crê que será salvo pela fé e pelas suas obras, então você não será salvo. Isto é um erro comum nas seitas. Porque eles têm um falso Jesus, eles têm uma falsa doutrina da salvação. (Leia Rm 3-5 e Gl 3-5). 2.Você não pode acrescentar nada ao trabalho de Deus. Gálatas 2:21 diz: "Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu em vão!" (NVI).

"Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado" (Rm 3:20, NIV).

"Todavia, ao homem que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça" (Rom. 4:5, NIV). 2."Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De modo nenhum! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente, certamente a justiça viria da lei" (Gal. 3:21, NIV).

3 - A Ressurreição de Cristo

"E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a nossa fé" (1 Co 15:14). "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados" (1 Co 5:17).

Ignorar a ressurreição física de Jesus é anular a Sua obra, Seu sacrifício e a nossa ressurreição. 3.Estes versículos afirmam claramente que se você diz que Cristo não ressuscitou da morte (no mesmo corpo em que Ele morreu -- Jo 2:19-21), então a sua fé é inútil. (Um comentário em Gl 1:8-9: "Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado" (NIV). Estes dois versos de Gálatas poderiam ser considerados a quarta doutrina essencial.

Mas, Gal. 1:8,9 está simplesmente estabelecendo a necessidade de crer na mensagem do Evangelho que, na sua integridade, diz que Jesus é Deus em carne, que Ele morreu pelos nossos pecados, ressuscitou da morte e dá graciosamente a vida eterna àqueles que crêem. 1º Co 15:1-4 define o que é o evangelho: "Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, se se apegarem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente recebi, também lhes transmiti: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (NIV). Nestes versículos está a essência do evangelho: Cristo é Deus em carne (Jo 1:1,14; Cl 2:9); Salvação é recebida pela fé (Jo 1:12; Rm 10:9-10), mediante a graça; e a ressurreição é mencionada no versículo 4. Por conseguinte, esta mensagem evangélica inclui as doutrinas essenciais.
)Fonte: www.jesussite.com

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ- UM EVANGELHO DE AMOR OU UM EVANGELHO DE ÓDIO?

    Sábado, 20 de Março de 2010

Estudos de Seitas      Apologética       Testemunhas de Jeová
Um Evangelho de Amor ou um Evangelho de Ódio?
Publicado em 3/17/2003
Jan S. Haugland
Observatório Watchtower - http://www.geocities.com/osarsif/odio.htm

Como as Testemunhas de Jeová são instruídas a:

odiar ex-membros e evitá-los
odiar todas as outras religiões e abominá-las
odiar o resto do mundo e desejar a sua destruição


A literatura das Testemunhas de Jeová não está desprovida de referências a amor e aplicações de textos bíblicos sobre amor. Em geral, evidentemente, elas concordariam que a mera menção de "amor" não torna uma religião amorosa. A liderança das Testemunhas de Jeová, a Sociedade Torre de Vigia, empresa que movimenta muitos biliões de dólares, geralmente censura "o mundo" por causa de todo o ódio e pergunta quando haverá um fim do ódio:

"Mas, quando se vê o desespero, a desesperança, a agonia de incontáveis vítimas do preconceito e da violência instilados pelo ódio, bem que se poderia perguntar, angustiado: 'Por quê? Por que há tanto ódio? Poderá alguma vez acabar? Será que o mundo ficará alguma vez livre inteiramente do ódio?'" (Despertai!, 22 de dezembro de 1984, p. 4)

A Sociedade Torre de Vigia também aponta para o fato de a religião, entre outras coisas, ser uma fonte freqüente de ódio:

"No mundo todo, as sementes do ódio são plantadas e regadas pela injustiça, pelo preconceito, pelo nacionalismo e pela religião. Seus frutos inevitáveis são a ira, a agressão, a guerra e a destruição. A declaração da Bíblia em 1 João 3:15 ajuda-nos a entender a seriedade disso: "Todo aquele que odeia seu irmão é homicida."" (A Sentinela, 15 de junho de 1995, p. 4)

Porém, estranho como isto possa parecer, uma investigação no Índice de Publicações da Torre de Vigia revela que muitos dos artigos que tratam de ódio estão na realidade tentando explicar o que é "ódio correto" para um cristão. À luz do texto bíblico citado acima, ficamos a pensar como é que uma organização alegadamente cristã pode usar a expressão "ódio correto". De fato, em alguns casos a Sociedade Torre de Vigia distingue entre o caso e a pessoa, tal como fazem muitos outros cristãos, e encorajam a 'odiar a ação errada mas amar o malfeitor'. Isso, porém, não é a história toda.

Odiar ex-membros

Sendo uma religião ativamente proselitista, uma parte significativa das Testemunhas de Jeová vieram de outras religiões. Em muitos casos, aqueles que trocam uma religião por outra são sujeitos a escárnio, ira e por vezes violência aberta da parte das suas famílias. As Testemunhas de Jeová estão familiarizadas com esta "perseguição" e encontramos muitas referências a isto na literatura da Sociedade Torre de Vigia. Num caso, falam de uma jovem mulher e sua mãe, que começaram a "estudar" com as Testemunhas de Jeová. O pai, no entanto, não aprovava isso:

"O pai dela proibiu a mãe de estudar a Bíblia com ela e seu irmão e irmã. Ele batia neles e queimava os livros." (A Sentinela, 1.º de outubro de 1992, p. 22)

Face a tais exemplos, seria de esperar que em casos onde as Testemunhas de Jeová ou os seus filhos querem juntar-se a outro grupo religioso, encontrariam alguma tolerância. Não é assim! Não só podemos apontar para numerosos exemplos de perseguição severa da parte da família Testemunha de Jeová, como também essa é a política oficial da Torre de Vigia!

O que devem fazer os pais que são Testemunhas de Jeová nos casos em que os seus filhos adotam outra opinião religiosa diferente da opinião da Sociedade Torre de Vigia?

"Que dizer se o filho começar a proclamar ou profetizar algo contrário à mensagem do Reino e tentar influenciar erradamente a organização, fazendo isto em nome de Jeová? Que devem fazer o pai ou mãe dedicados e batizados? Eles não ousariam deixar suas emoções descontroladas, eles não ousariam poupar mesmo esta pessoa querida cujo nascimento carnal causaram. Têm de lhe declarar a pecaminosidade mortal do seu falso profetizar ou oposição ao profetizar do Reino. Eles não podem agüentar ter mesmo o seu próprio filho falando falsidades em nome de Jeová. Eles têm de o trespassar devido ao seu falso profetizar. Eles têm de considerá-lo como espiritualmente morto para si mesmos, como alguém com quem não se deve ter qualquer associação religiosa e convivência e cujas profecias devem ser rejeitadas." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de outubro de 1961, p. 596 [em inglês]; bold acrescentado, tal como em todas as citações que se seguem.)

O ódio da Sociedade Torre de Vigia para com ex-membros até a levou a usar expressões que normalmente estão associadas a violência. Num caso, a Sociedade Torre de Vigia até lamentou que as leis cristãs e as leis do país os proibissem de matar ex-membros:

"Nós não estamos vivendo hoje entre as nações teocráticas onde tais membros da nossa relação familiar carnal podiam ser exterminados por apostasia de Deus e da sua organização teocrática, como foi possível e foi ordenado na nação de Israel no deserto do Sinai e na terra da Palestina [...] Estando limitados pelas leis da nação mundana na qual vivemos e também pelas leis de Deus [dadas] através de Jesus Cristo, só podemos tomar ação contra apóstatas até um certo ponto, isto é, consistente com ambos os conjuntos de leis. A lei da terra e a lei de Deus através de Cristo proíbem-nos de matar apóstatas, embora eles possam ser membros do nosso relacionamento familiar de carne e sangue." (The Watchtower [A Sentinela], 15 de novembro de 1952, p. 703 [em inglês])

Embora lamentem a sua incapacidade de matar ex-membros ("apóstatas"), as Testemunhas de Jeová podem pelo menos odiá-los e fazer o que podem para que eles compreendam o quanto são odiados:

"Odiadores de Deus e do seu povo devem ser odiados, mas isto não significa que aproveitaremos qualquer oportunidade para provocar dano físico a eles num espírito de malícia ou rancor, pois tanto a malícia como o rancor pertencem ao Diabo, ao passo que o ódio puro não pertence. Temos de odiar no sentido mais verdadeiro, que é encarar com extrema e ativa aversão, considerar como uma abominação, odioso, nojento, detestar. Seguramente quaisquer odiadores de Deus não merecem viver nesta bela terra." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de outubro de 1952, p. 599 [em inglês])

Note a retórica que eles usam ao inverterem as posições: aqueles que deixam a religião dever ser, segundo a Sociedade Torre de Vigia, "odiadores de Deus". Nunca se admitiu na literatura da Sociedade Torre de Vigia que uma pessoa pode deixar as Testemunhas de Jeová e continuar a adorar a Deus, pois para elas a Organização e Deus são a mesma coisa:

"Alguns apóstatas professam conhecer e servir a Deus, mas rejeitam ensinos ou requisitos delineados na Sua Palavra. Outros afirmam crer na Bíblia, mas rejeitam a organização de Jeová e tentam ativamente obstaculizar a sua obra. Quando eles deliberadamente escolhem tal maldade depois de conhecerem o que é correto, quando o mal se torna tão entranhado que se torna parte inseparável de sua constituição, o cristão precisa odiar (no sentido bíblico da palavra) os que se agarraram inseparavelmente à maldade. Os cristãos verdadeiros compartilham dos sentimentos de Jeová para com tais apóstatas; não são curiosos a respeito das idéias dos apóstatas. Ao contrário, 'sentem aversão' para com os que se fazem inimigos de Deus, mas deixam que Jeová execute a vingança." (A Sentinela, 1.º de outubro de 1993, p. 19)

Este nível de ódio torna óbvio por que a Sociedade Torre de Vigia tem de enfatizar a necessidade de 'deixar a Deus' a execução propriamente dita da pena de morte. Infelizmente, não é muito original as Testemunhas de Jeová confiarem em Deus como um carrasco, um Deus de Ódio, em vez de um Deus de Amor. No entanto, exatamente como durante a Inquisição, não era suficiente que o pecador sofresse às mãos de Deus. O sofrimento tem de começar nesta vida.

Desassociação e evitar ex-membros

As Testemunhas de Jeová deparam-se com opções limitadas quando chega a hora de obedecer à ordem de "trespassar", "magoar" ou "executar" ex-membros. No entanto, elas podem usar dois métodos, relacionados de perto: desassociação e evitar ex-membros. Quando o estatuto legal da Torre de Vigia é questionado em países à volta do mundo, ela esconde-se atrás do termo excomunhão, que não é usado internamente. O ponto em questão, muitas vezes distorcido por apologistas das Testemunhas de Jeová, não é a terminação do estatuto de membro numa comunidade religiosa. Poucos negarão a uma organização o direito de terminarem o estatuto de membro de uma pessoa. A atividade não ética é o controlo que a organização insiste em ter depois de o estatuto de membro ter sido terminado:

"Portanto, as Testemunhas de Jeová chamam apropriadamente de "desassociação" a expulsão de tal transgressor impenitente e ser ele depois evitado. Sua recusa de terem associação com alguém expulso, em qualquer nível espiritual ou social, demonstra lealdade às normas de Deus e obediência à sua ordem". (A Sentinela, 15 de dezembro de 1981, p. 18)

A palavra-chave é evitado, e a Sociedade Torre de Vigia argumenta seriamente que, como a desassociação é de fato o mesmo que executar (matar) a pessoa, todas as amizades e vínculos familiares serão cortados. A pessoa desassociada será tratada como se não existisse. Esta é a realidade por detrás da expressão "desassociação":

"Deus certamente se dá conta de que o cumprimento das suas leis justas referentes ao desligamento de transgressores muitas vezes envolve e afeta parentes. Conforme já mencionado, quando um transgressor israelita era executado, não era mais possível manter contatos familiares [...] Pode compreender que isso não deve ter sido fácil para eles. Pense também em como se sentiam os irmãos, as irmãs ou os avós do transgressor. Todavia, colocarem a lealdade ao seu justo Deus à frente da afeição familiar podia salvar-lhes a vida." (A Sentinela, 15 de abril de 1988, p. 28)

As únicas exceções são membros da família que ainda vivem sob o mesmo teto com o desassociado. Mas, considerando a forma como se ordena às Testemunhas de Jeová que vejam a pessoa desassociada, podemos ver que os relacionamentos ficam irreparavelmente danificados:

"O desligamento de alguém da congregação cristã não envolve a morte imediata, de modo que os vínculos familiares continuam a existir. Assim, um homem que é desassociado ou que se dissociou ainda pode morar com a sua esposa cristã e seus filhos fiéis. O respeito pelos julgamentos de Deus e pela ação da congregação induzirá a esposa e os filhos a reconhecerem que ele, pelo seu proceder, alterou o vínculo espiritual que existia entre eles." (A Sentinela, 15 de abril de 1988, p. 28)

Podemos imaginar, claro, que num casamento esse "conselho" conforme dado nas frases acima fará maravilhas para melhorar a vida familiar. A Sociedade Torre de Vigia na prática ordena à esposa e filhos da pessoa desassociada que evitem "espiritualmente" a pessoa, enquanto ainda vivem e tentam continuar a funcionar como família. Não deve ser difícil imaginar o resultado deste tratamento.

Membros individuais não são livres de exercer o seu julgamento nestas matérias. Se eles deixam de seguir a linha do partido e forem apanhados associando-se com ex-membros, arriscam-se a ser sujeitos ao mesmo tratamento:

"Se um publicador se recusa a fazer isto e ignora a proibição de se associar com o desassociado, esse publicador está a rebelar-se contra a congregação de Jeová, e "rebelião é o pecado de bruxaria, e teimosia é como idolatria e terafins." Ele deve ser fortemente admoestado, ficando impressionado com os fatos de que por se associar com o desassociado ele é partícipe da iniquidade e que pelo seu modo de proceder ele está a separar-se da congregação para estar com o malfeitor. Se depois de suficientes avisos o publicador persistir em se associar com a pessoa desassociada em vez de se alinhar com a organização de Jeová, ele também deve ser desassociado." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de outubro de 1955, p. 607 [em inglês])

Também não adianta tentar sair de livre vontade, se a pessoa não acredita mais no evangelho da Sociedade Torre de Vigia:

"Alguém que tem sido verdadeiro cristão talvez renuncie ao caminho da verdade, declarando que não se considera mais como Testemunha de Jeová, nem quer ser conhecido como tal. [...] Ou pode ser que alguém renuncie ao seu lugar na congregação cristã por meio de suas ações, tais como por tornar-se parte duma organização cujo objetivo é contrário à Bíblia, e, por isso, vem sob o julgamento de Jeová Deus. [...] Os que se tornam 'não dos nossos' por deliberadamente rejeitarem a fé e as crenças das Testemunhas de Jeová devem ser encarados e tratados apropriadamente como aqueles que foram desassociados por causa duma transgressão." (A Sentinela, 15 de dezembro de 1981, p. 19)

O texto acima diz que uma pessoa que renuncie ao seu estatuto de membro, ou que se junte a outra comunidade religiosa, a um partido político ou a uma instituição militar, ou que vote numa eleição, deve ser evitado como pecador ou malfeitor.

Em toda a sua história a Sociedade Torre de Vigia nunca expressou qualquer preocupação pelos sentimentos e circunstâncias da pessoa que é desassociada. Pelo contrário, encontramos artigos como este:

"Devemos em especial dar apoio aos membros da família que são cristãos fiéis. Eles talvez já se vejam confrontados com dor e obstáculos por viverem numa casa com uma pessoa expulsa, que talvez realmente desestimule seus empenhos espirituais. Esta talvez não deseje receber a visita de cristãos na sua casa; ou, se eles visitarem os membros leais da família, talvez não tenha a cortesia de manter-se afastada dos visitantes." (A Sentinela, 15 de abril de 1991, p. 24)

A atitude arrogante da liderança das Testemunhas de Jeová em nenhum lado é tão óbvia como aqui, onde eles se mostram muito indignados de que a pessoa seja tão rude a ponto de discordar da Sociedade Torre de Vigia, apesar da ameaça de ser desassociada e passar pela experiência de nenhum dos seus amigos lhe falar e a sua família se recusar a ter associação "espiritual" com ela, e ainda por cima "talvez não tenha a cortesia" de se manter longe no seu próprio quarto enquanto os visitantes Testemunhas de Jeová comem a sua comida, sentam-se no seu sofá e vêem a sua televisão! Que as Testemunhas de Jeová esperem seriamente passear pela casa que não é sua, sem se arriscarem a encontrar esta pessoa 'impura' e 'iníqua' que se atreveu a questionar a Torre de Vigia, é uma demonstração de uma arrogância que só pode ser explicada pelo fato de eles verem a pessoa desassociada como algo menos que humano.

Numa notável demonstração de duplo pensamento, a Sociedade Torre de Vigia até afirma:

"A desassociação é por isso realmente um ato de amor, amor da parte de Jeová Deus e de Cristo Jesus, da parte da própria organização teocrática e da parte dos servos da congregação que apropriadamente tomam a ação diretamente." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de novembro de 1956, p. 667 [em inglês])

Isto é só para o caso de alguém pensar que George Orwell exagerou quando, na sua famosa novela Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, fez o Partido autoritário dar ao seu departamento de perseguição e subsequente execução de todos os dissidentes o nome de Ministério do Amor.

Odiando outras religiões

O "evangelho" da Torre de Vigia não limita o "ódio correto" aos ex-membros. As Testemunhas de Jeová certamente não ensinam que há mais de um caminho que conduz a Deus. Todos os que não são Testemunhas de Jeová têm de morrer quando o Armagedom chegar (e como sempre na história da Sociedade Torre de Vigia, o Armagedom está mesmo ao virar da esquina!), e mesmo eles precisam de se manter junto da Organização, significando a Sociedade Torre de Vigia:

"Nunca se esqueça de que apenas a organização de Deus é que sobreviverá ao fim deste sistema moribundo. Portanto, aja sabiamente e faça planos para a vida eterna por construir seu futuro em harmonia com a organização de Jeová." (A Sentinela, 15 de fevereiro de 1985, p. 31)

"Mas, o que precisam fazer para sobreviver à destruição violenta do velho mundo de Satanás e entrar no prometido novo mundo sob o Josué Maior, Jesus Cristo? (2 Pedro 3:13) Eles precisam ajustar-se aos arranjos organizacionais do núcleo da organização visível de Jeová, o restante ungido." (A Sentinela, 1.º de setembro de 1989, p. 15)

Claro que isto se aplica a todas as pessoas fora da Sociedade Torre de Vigia, no entanto, o mal deste mundo é particularmente aplicado a outras religiões, visto que as Testemunhas de Jeová proclamam que essas religiões coletivamente são "o império mundial da religião falsa". Tal como muitas seitas pseudo-cristãs, a Sociedade Torre de Vigia constrói a sua teologia essencialmente sobre uma interpretação especial dos simbolismos no livro de Revelação, na qual todas as outras religiões constituem a "Prostituta de Babilônia" e a Imagem da Fera são as Nações Unidas! A literatura da Torre de Vigia está cheia de tiradas como esta:

"A cristandade, igual a uma meretriz profissional, tem tentado tornar-se o mais atraente possível para o mundo, de fato, até mesmo para os mais rebaixados, iguais a 'beberrões procedentes do ermo'. Suas seitas têm tornado a religião fácil para tais mundanos. Estes podem tornar-se membros das igrejas dela e ao mesmo tempo continuar a fazer parte deste mundo egoísta, idólatra e manchado de sangue. Em pagamento pelos favores religiosos que lhes dão prazer sensual, eles glorificam a cristandade. Como que para embelezar as mãos dela, manchadas de sangue, põem pulseiras nos pulsos dela e colocam coroas nas cabeças de suas seitas, concedendo aos clérigos chefia religiosa sobre elas." (A Sentinela, 1.º de agosto de 1973, p. 477)

O que se aplica a toda a religião em geral, aplica-se ainda mais fortemente às religiões cristãs, que ganharam títulos especiais de honra:

"Não é de admirar que a classe clerical da cristandade seja identificada como 'o homem que é contra a lei'! (2 Tessalonicenses 2:3) Esta parte dominante da meretrícia Babilônia, a Grande, será plenamente exposta e devastada, junto com todo o restante da religião falsa." (A Sentinela, 15 de janeiro de 1990, pp. 18, 19)

A Torre de Vigia ensina que a religião nem sequer sobreviverá para ser aniquilada por Deus no Armagedom, será devastada pelos líderes políticos antes disso (aqueles que conhecem as teorias conspirativas de grupos americanos de extrema-direita, nas quais os governos federais, a O.N.U., tanques negros e uma "nova ordem mundial" têm papéis especiais a desempenhar, podem acenar com a cabeça em reconhecimento ao lerem estas idéias):

"Até este ano de 1980, papas e prelados têm continuado a tentar conseguir favores da ONU. Mas, de que fazem parte tais clérigos? Estão relacionados com a "meretriz" religiosa descrita em Revelação como "Babilônia, a Grande, a mãe das meretrizes e das coisas repugnantes da terra". (Rev. 17:1, 3-6) Como império mundial da religião falsa, esta "mulher" meretrícia exerce seu ofício junto aos líderes políticos das nações, ao passo que proclama sua fé na ONU, a "fera", presumindo até mesmo 'estar sentada como rainha' na "fera", para mandar nela. (Rev. 18:7) Mas, assim que ela parecer estar 'com tudo' junto aos seus "amantes" políticos, os "dez chifres" radicais desta ONU passarão a 'odiar a meretriz e a farão devastada e nua', desolada completamente." (A Sentinela, 15 de abril de 1980, p. 15)

O resultado desta teologia (ou, mais propriamente, ideologia) é que as Testemunhas de Jeová odeiam outras religiões. Se antes não odiavam, então o fato de se esperar delas que leiam em voz alta e "aclamem" nos seus congressos de distrito resoluções como esta seguramente convencê-las-á:

"Uma resolução [...]

Como TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, testificamos que:

(1) ABOMINAMOS o vitupério que Babilônia, a Grande, e especialmente a cristandade, tem lançado sobre o nome do único Deus vivente e verdadeiro, Jeová. [...]

(2) ABOMINAMOS a aderência da cristandade a ensinos babilônicos, notavelmente os dum deus trino, da imortalidade da alma humana, do tormento eterno no inferno, dum purgatório ardente e da adoração de imagens -- tais como as de Nossa Senhora e a cruz. [...]

(3) ABOMINAMOS as filosofias e práticas contrárias a Deus, tão comuns na cristandade, como a evolução, as transfusões de sangue, os abortos, a mentira, a ganância e a desonestidade." (A Sentinela, 15 de abril de 1989, p. 18)

E assim continuou, até que as Testemunhas de Jeová e outros na assistência, cerca de 6.500.000 pessoas, tivessem anunciado que ABOMINAM a "religião falsa" SETE vezes (algumas tiradas similares nas décadas de 1920 e 1930 de fato acabaram por ser incluídas na interpretação especial que a Torre de Vigia tem sobre Revelação!) Isto foi parte de um discurso no qual o livro Revelação -- Seu Grandioso Clímax Está Próximo! foi anunciado. A mensagem básica nessa publicação da Torre de Vigia, conforme já deve ter adivinhado, é que as Testemunhas de Jeová de fato abominam todas as religiões exceto a delas.

No entanto, esta abominação e ódio não se limita às religiões. Estende-se igualmente a todas as outras pessoas.

Odiando o resto do mundo

Conforme observamos, todas as pessoas fora da organização das Testemunhas de Jeová serão destruídas por Deus no Armagedom que virá em breve. As Testemunhas de Jeová não têm náuseas sobre a magnitude desta limpeza étnica definitiva:

"Do lado de Satanás estará todo o resto da humanidade, mais de 99,9%, tal como lemos: 'O mundo inteiro jaz no poder do iníquo.' Isto inclui todos os governos do mundo junto com os seus apoiantes, as instituições comerciais, religiosas e sociais. Mesmo as organizações que professam ser cristãs? Sim, porque todos esses que são amigos do mundo estão a fazer-se inimigos de Deus." (The Watchtower [A Sentinela], 15 de Outubro de 1958, pp. 614, 615 [em inglês])

As Testemunhas de Jeová podem não ser rigorosamente as únicas que esperam a morte e a destruição de todos os outros, mas elas elevaram a novas alturas as descrições gráficas deste maior de todos os holocaustos:

"Nos tempos bíblicos, as pessoas que eram consideradas como merecendo uma ressurreição recebiam um funeral respeitável. Os mortos no Armagedom são deixados como comida para as aves dos céus que se alimentam de cadáveres. Eles não serão enterrados com honras militares, nem terão túmulos com lápides para serem lembrados por pesarosos e idólatras. Aqueles destruídos nesta guerra não serão chorados, por se ter mostrado que não merecem misericórdia. Pela sua remoção, a terra é limpa." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de julho de 1967, pp. 407, 408 [em inglês])

"Os homens conseguem pulverizar um campo com químicos que matam as ervas daninhas mas poupam as colheitas; é pena que eles não consigam pulverizar as cidades com bombas que desfaçam os maus em pedaços mas deixem os inocentes intactos." (The Watchtower [A Sentinela], 15 de Julho de 1955, p. 436 [em inglês])

"Desde a sua habitação celestial, Sião, a Jerusalém celestial, ele [Jeová] troveja com um grito de guerra suficientemente alto para lançar o céu e a terra em convulsões devido às ondas de choque. Ele ordena ao seu Rei, Jesus Cristo, que espezinhe os seus inimigos, que foram feitos em escabelo para os seus pés. Para o vale da decisão, como para um vasto lagar, o Rei avança com o seu exército de santos anjos. SQUASH! Começa o pisoteio das nações, incluindo a cristandade [...] Nunca antes em toda a história humana terão sido mortas tantas criaturas. O sangue, representando as vidas humanas derramadas, correrá em profundidade e ao longo de uma vasta distância. Revelação 14:20 descreve a imagem aterradora, dizendo: "E o lagar foi pisado fora da cidade [a organização de Deus], e saiu sangue do lagar, até à altura dos freios dos cavalos, ao longo de um distância de mil e seiscentos estádios [ou 296 km]." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de Dezembro de 1961, pp. 725, 726 [em inglês])

Toda a logística de remover este monte de cadáveres é deixada ao cuidado dos pássaros dos céus:

"Virá um benefício literal prático de se permitir que os pássaros limpem os ossos destes inimigos de Deus -- um benefício saudável. Muitas têm sido as epidemias causadas pela destruição completa e devastação de guerras passadas. [...] Esta vitória será uma festa, não apenas para os pássaros literais, mas também, num certo sentido, para aqueles que sobreviverem, pois eles festejarão devido ao fim da iniquidade." (The Watchtower [A Sentinela], 1.º de julho de 1967, p. 408 [em inglês])

As Testemunhas de Jeová, tal como todos os que consideram os méritos de uma limpeza étnica dos seus vizinhos, esperam desfrutar dos despojos de guerra depois do Armagedom, quando as casas e outras propriedades dos seus vizinhos ricos estiverem à disposição delas. Nenhuma Testemunha de Jeová se lembrará de falar com os "irmãos" sobre que casa devem ter depois do Armagedom quando estão lá fora em bairros ricos tocando às portas. No entanto, o cenário descrito acima obviamente suscitou problemas a algumas delas. Ver-se livre de cadáveres tem sido um problema em pequena escala para os gangsters, e em grande escala para os nazis, e esta monumental matança sem dúvida produzirá uma quantidade formidável de cadáveres. Não tem graça nenhuma estar sentado no alpendre da sua villa recém ocupada se a maravilhosa vista for estragada por milhares de cadáveres sendo comidos por pássaros, um processo que consome muito tempo e não é muito agradável de contemplar.

Depois de considerar estes problemas, a liderança da Torre de Vigia chegou à conclusão de que Deus afinal não se podia contentar com meros pássaros. Deus usaria "outros meios" para se ver livre dos cadáveres:

"Os cadáveres dos mortos não se desfarão em sepulcros honrosos. Sem serem enterrados, sua carne será consumida de cima dos ossos, além de se poderem identificar os meros esqueletos. Por causa da multidão dos mortos, será um enorme banquete para os necrófagos. [...] É bastante evidente que haverá muito mais cadáveres espalhados pela terra, em resultado da guerra no Har-Magedon, do que haverá aves necrófagas para eliminá-los dentro dum tempo razoável por motivos de saúde humana. Por isso é razoável esperar-se que Deus elimine os cadáveres excedentes por outros meios. [...] Assim, em vez de seus ossos serem limpos de toda a carne em decomposição pelos gusanos no Vale de Hinom (ou: na Geena), os cadáveres dos inimigos mortos no Har-Magedon como que serão consumidos até os ossos pela força de saneamento da natureza, as aves e os animais necrófagos. Que fim desprezível e bem merecido de todos os opositores de Jeová e de seu reino messiânico no Har-Magedon!" (Está Próxima a Salvação do Homem da Aflição Mundial!, 1976, pp. 269, 270, parágrafos 6-8)

Este problema foi obviamente fonte de muita especulação na sede da Torre de Vigia. Certa vez, eles especularam que Deus usaria meios "altamente científicos" para se ver livre dos restos mortais das vítimas. Ao mesmo tempo, começaram a argumentar que raios cósmicos estavam a ser usados por Deus atualmente para provocar loucura neste mundo:

"Qual é a procedência destes raios cósmicos? Não as estrelas. Foi cientificamente estabelecido que a energia total levada por todas as partículas de raios cósmicos é muito superior a toda a energia irradiada pelas estrelas. Os raios cósmicos parecem vir de todas as direções com energia tão grande, que os cientistas ainda não chegaram a uma explicação satisfatória de sua origem. Os de maior energia vem evidentemente de além de nossa Via-Láctea. Realizaram-se estudos sobre o efeito dos raios cósmicos sobre as células vivas em corpos animais, especialmente no que se refere a desarranjos mentais. Que efeito tem ou terão sobre o comportamento dos homens aqui na terra? É certo que o Criador dos raios cósmicos, Jeová Deus, poderia usá-los para afetar as mentes dos seus inimigos inclusive o rei do norte e o rei do sul, e poderia induzi-los a matança mútua: "A espada de cada um se voltará contra o seu irmão." (Ezequiel 38:21) Nesta profecia Deus avisa que ele usará também outras forças naturais à sua disposição, possivelmente uma chuva de antimatéria, que tem a propriedade de aniquilar qualquer coisa que encontrar. Ele avisa todos os zombadores que fará uma 'obra incomum'." ('Seja Feita a Tua Vontade na Terra', 1962, pp. 297, 298, parágrafos 24, 25)

Portanto, esta aniquilação será mais limpa do que as câmaras de gás e os crematórios usados pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, mas bem vistas as coisas, esta é uma solução final para 99,9% da Humanidade, não apenas para os judeus. Alguns talvez pensem que este paralelo com o holocausto nazi é forçado e especulativo, mas de fato a própria Sociedade Torre de Vigia usa esse termo:

"Dentre todos os grupos religiosos que afirmam ser cristãos, qual é o que emprega livremente o nome de Deus, Jeová, que deposita plena confiança nele e em suas promessas e incentiva corajosamente seus membros a testemunhar sobre Ele? (Isaías 43:10) Sem dúvida, estes são os que 'procuram a Jeová'. Instam com outros a juntar-se a eles em aprender qual é a única forma segura de sobrevivência ao vindouro holocausto global." (Despertai!, 8 de maio de 1985, p. 16)

Que a Sociedade Torre de Vigia use para descrever as ações do seu próprio Deus o termo que designa a exterminação dos judeus pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, deixará desconcertada qualquer pessoa que pense que o Deus do cristianismo é um Deus de amor.

A Sociedade Torre de Vigia não tem náuseas em dar descrições gráficas desta loucura, nem sequer quando estão presentes crianças. Espera-se que as crianças das Testemunhas de Jeová estejam presentes em todas as "reuniões", incluindo as sessões de Estudo da Sentinela e do Livro, onde todas as citações apresentadas acima são lidas e repetidas interminavelmente. Mesmo em livros direcionados especificamente para crianças encontramos essas descrições de mau gosto, amplamente ilustradas para fazer as crianças compreenderem a realidade dos seus companheiros de brincadeiras tornando-se comida para pássaros, ou coisa pior:

"Uma praga que corroerá a carne destruirá a muitos. [...] Serão consumidas as línguas dos que zombam e escarnecem do aviso do Armagedon! Serão consumidos os olhos dos que recusam ver o sinal do "tempo do fim"! Serão consumidas as carnes dos que não querem aprender que o nome do Deus verdadeiro e vivo é Jeová! Serão consumidas enquanto estiverem ainda de pé!" (Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, 1959, pp. 208, 209, parágrafo 26)

Que a realidade da morte de todas as pessoas que não são Testemunhas de Jeová é percebida pelas crianças, pode ser visto em "experiências" como esta:

"Certo dia sua filha de cinco anos disse: "Papai, eu quero crescer para poder ser batizada." Mais tarde ela disse: "Papai, por favor estude a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, para que o senhor não seja destruído e daí possa estar conosco no Paraíso."" (Anuário das Testemunhas de Jeová de 1983, p. 11)

Algumas Testemunhas de Jeová talvez tenham achado esta matéria descritiva muito nauseante e de mau gosto. A Sociedade Torre de Vigia deixou bem claro que essa atitude é errada:

"'Como tudo isso é horrível!' Deve esta ser a nossa reação mental diante desta profecia a respeito da derrota desastrosa do ataque pérfido de Gogue contra os únicos adoradores pacíficos remanescentes de Jeová na terra, no fim deste sistema violento de coisas? Não devia ser de direito!" ("As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová" -- Como?, 1973, pp. 349, 350, parágrafo 23)

Não só se esperava que as Testemunhas de Jeová não chorassem perante o pensamento da matança dos seus parentes, colegas de trabalho, companheiros de brincadeiras e todas as outras pessoas, como também isso devia ser uma fonte de alegria. Num artigo explicando quão felizes são as Testemunhas de Jeová, intitulado "A nação alegre", encontramos este encorajamento às pessoas que não são Testemunhas de Jeová:

"Você também pode participar nessa alegria. Pode aprender acerca do dia que rapidamente se aproxima em que o Rei, Cristo Jesus, removerá homens e governos ruinosos e restaurará o Paraíso na terra." (A Sentinela, 1.º de janeiro de 1991, p.4)

Neste linha de propaganda, o sangue e o horror são escondidos atrás da palavra "removerá". Ficamos a pensar: que parte do que foi dito acima dá às Testemunhas de Jeová tal alegria maravilhosa face à perspectiva de ter 99,9% da população do mundo 'removida'?

'Um fim para o ódio?'

Depois de examinarmos esta evidência, podemos concluir com a pergunta que inicialmente encontramos nas próprias publicações da Sociedade Torre de Vigia: "Por que há tanto ódio? Poderá alguma vez acabar?" (Despertai!, 22 de dezembro de 1984, p. 4)

A resposta a essa pergunta talvez tenha algo que ver com a abolição de ideologias e religiões que promovem o ódio.


Fonte: Observatório Watchtower

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti