Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

EUFEMISMO - DISFEMISMO - ILUSTRAÇÃO

Eufemismo, é uma figura de estilo que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.
É necessário ressaltar que em uma série de materiais didáticos há exemplos inadequados de eufemismo, principalmente no que se refere à morte: "Ir para a terra dos pés juntos", "Comer capim pela raiz" e "Vestir o paletó de madeira" são comuns nesses livros.
Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a intenção do eufemismo. Entretanto, seu uso em situações de grande impacto como a morte beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo", Ela é minha ajudante, quer dizer, ela é minha empregada, Quem coloca a mão num vespeiro, corre o risco de ser picado por elas, quer dizer: Se você critica várias pessoas corre o risco de ser criticado também. Veja nesta estória exemplos de eufemismo. Eu tenho uma sobrinha, que que se chama Patrícia  e curinhosamente, a chamamos de Paty. Como cristã participante Paty não perdia uma Escola Dominical. Neste último domingo, paty como sempre estava lá presente. A professora encarregada daquela aula, estava contando a história de Judas, e Paty sabendo que o final de Judas não foi um final feliz, ficou um pouco apreensiva. E a professora, falou, que Judas era apóstolo de Jesus, como na realidade era mesmo. Então Paty falou: Professora, se ele era apóstolo de Jesus, como era traidor e mentiroso? A professora ficou sem saber o que responder, porque sabía que para aquela jovem serva de Deus, todos que seguiam a cristo tinham que seguir o exemplo dele,! ser humilde. Então, Paty não perdeu tempo, e falou: PORISSO QUE ELE FOI PARA A CIDADE DOS  PÉS  JUNTOS, COMER  CAPIM  PELA  RAIZ, de uma maneira trágica! foi professora? E a professora ficou atenta com aquela observação, e ao mesmo tempo sem saber como responder. Quando de repente, entrou o Pastor. A professora ficou sossegada pois sabía que ele haveria de responder a pergunta de Paty de uma maneira adequada. Quando Paty, fez a mesma pegunta para o Pastor, ele ficou tão nervoso que deixou cair os óculos, ele era estrábico e tinha que usar óculos, responda Pastor,! ele  ficou surpreso, mas respondeu: Foi sim, Paty, Judas traíu Jesus e era mentiroso, e por isso caíu na sua própria armadilha, morreu enforcado. Paty muito astuta respondeu: Pois é, QUEM COLOCA A MÃO NUM VESPEIRO CORRE O RISCO DE SER PICADO. Então Paty Chegou em casa me contando o que havia aprendido na Escola Dominical. Pois é minha querida, é assim mesmo. Porisso eu falo nunca substime  a capacidade de ninguém, querendo ser o melhor, pois a jovem soube muito bem entender a história de Judas. Descubra e conheça os Eufemismo desta estória. Blog da Lery mostrando as figuras de linguagem. Os personagens, são fictícios e qualquer semelhança é mera coincidência.

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti