Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O SIGNIFICADO DO MES DE ADAR - LIVRO DE ESTER

Adar é o 12º mês do calendário judaico. Corresponde aproximadamente aos meses de fevereiro e março. Mês regido pelas letras Qof, que criou a constelação de peixes, e Gimel, que criou o planeta júpter. É considerado um mês positivo. Neste mesmo mês ocorreu Purim, festa cabalística da Sorte, que tem como heróis Ester e Mordechai.
Existem anos (como o de 5765 no calendário judaico) que são embolísticos (palavra grega que significa intercalado), e que possuem 13 meses. Nesses anos, ao invés de termos apenas o mês de Adar, temos o mês de Adar Rishon (Primeiro Adar) e o de Adar Sheni (Segundo Adar).
O calendário judaico é baseado na Lua. No calendário solar temos cerca de 365 dias; no lunar, quase 11 dias a menos. Se fôssemos basear nosso calendário apenas pela lua, as festas seriam sempre 11 dias atrasadas; sendo assim, o Pessach seria, em quatro anos, pertencente a outro mês; em dez anos, seria pertencente a outra estação; é exatamente por isso que temos que assimilar o calendário lunar (que é onde o calendário judaico se baseia) com o solar, e por essas razões existe um mês a mais, que dá origem a dois Adar (Rishon e Sheni).By Lery to your blog

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti