segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

DECÁLOGO - SIGNIFICADO

Os Dez mandamentos ou o decálogo é o nome dado ao conjunto de Léis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritas por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profetaMoisés (as Tábuas da Lei). As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, segundoÊxodo34:1,Deus teve de escrever outras. Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20:2-17. É repetido novamente em Deuteronômio5:6-21, usando palavras similares.
Decálogo significa dez palavras (Ex 34,28). Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho duma vida liberta da escravidão do pecado.
De acordo com o livro bíblico de êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelhodirigindo-se ao Monte horebe, na Peníssola do Sinai. No sopé do Monte Sinai, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo osDez Mandamentos de Deus, estabeleceu solenemente um Pacto (ou Aliança) entre o povo de Israel. By Lery to your blog.

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti