Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

É ERRADO REPREENDER PESSOAS IDOSAS


Paulo escreveu a Timóteo e disse: “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza” (1 Timóteo 5:1-2). Mas, no mesmo capítulo, ele falou sobre presbíteros (anciãos, necessariamente homens de alguma idade– veja as qualificações em 1 Timóteo 3 e Tito 1) e disse: “Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam” (1 Timóteo 5:20). Será que Paulo está se contradizendo no mesmo capítulo? Claro que não. A solução está nas palavras que ele usou.
A tradução de textos de um idioma para outro sempre apresenta algumas dificuldades. Às vezes, uma língua tem várias palavras para comunicar uma idéia e outra língua pode ter uma palavra só. Neste caso, os tradutores usaram uma palavra (repreender) para traduzir duas palavras diferentes no original. A palavra que Paulo usou em 5:1 quer dizer “tratar com rudeza”. A palavra usada em 5:20 é outra. Ela tem o sentido de “reprovar, convencer ou corrigir”.
O que aprendemos desses fatos?
Œ Podemos corrigir qualquer pessoa, até presbíteros e outros homens mais velhos, uma vez que demonstramos o respeito devido a tais homens. Da mesma forma que devemos honra e respeito aos nossos pais, devemos tratar com dignidade os homens mais velhos. Mas, ninguém é infalível, nem acima de correção.
 Devemos estudar com atenção, procurando até o sentido de palavras difíceis. Um bom dicionário é uma ferramenta útil no estudo da Bíblia, pois ela contém algumas palavras pouco usadas.
Ž  Às vezes, precisamos de informações sobre a língua original para entender o sentido do texto. Essas informações se encontram em léxicos ou alguns comentários, mas nem todos têm fácil acesso a tais livros. Na maioria das vezes, podemos descobrir diferenças comparando mais de uma versão da Bíblia. Por exemplo, a Nova Versão Internacional (NVI) já esclarece a dificuldade em 1 Timóteo 5. No versículo 1, os tradutores puseram: “Não repreenda asperamente o homem idoso...”. No versículo 20, encontramos o seguinte: “Os que pecarem deverão ser repreendidos em público...”. Facilmente percebemos a diferença entre “repreender” e “repreender asperamente”.
Estudo da Bíblia exige paciência e esforço, mas os benefícios são eternos! Vamos desenvolver bons hábitos de leitura freqüente e estudo cuidadoso para aproveitar ao máximo a palavra do Senhor.
-por Dennis Allan

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti