Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

( O PROFETA ELISEU E A CURA DE NAAMÃ)

Este relato é contado no segundo livro dos Reis, É a continuação da história dos dois REINOS ISRAELÌTAS. Este livro começa onde a história parou em 1 REIS. O livro de 2 REIS pode ser dividido em duas partes: A história de dois reinos, desde o ano de 850 antes de Cristo até a queda de Samaria e o fim do reino do norte, em 721 antes de Cristo, a história do reino de judá desde a queda do reino de Israel, até a conquista e a destruição de Jerusalém, pelo rei Nabucodonozor da Babilônia, em 586 antes de cristo. no cap. 5 deste livro conta a história de Naamã, o comandante do exercito da Síria, era muito estimado e respeitado pelo rei do seu país, porque por meio de Naamão o Deus Eterno tinha dado a vitória dos Sírios, ele era um soldado valente; mais sofria de uma terrível doença da pele. Num dos seus ataques contra Israel, os Sírios haviam levado como prisioneira, uma menina Israelita que ficou sendo escrava da mulher de Naamã, um dia a menina disse a patroa. Eu gostaria que meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina havia dito. E o rei ordenou: Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu levando uns 350 quilos de prata e uns 70 quilos de ouro e dez mudas de roupas finas, a carta que ele levava dizia assim: Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial eu quero que voce o cure. Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou suas vestes e xclamou: como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem?Será que ele pensa que eu sou Deus que tem o poder de dar a vida e tira-la?Ele está querendo briga! O profeta Eliseu sabendo doque estava acontecendo, mandou dizer ao rei porque o senhor está tão preocupado? Mande este homem vir falar comigo e eu mostrarei a ele que há uma profeta em Israel. Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou enfrente a casa de Eliseu, Eliseu mandou que um empregado saisse e dissesse a ele que fosse mergulhar sete vezes no RIO JORDÃO, pois assim seria totalmente curado da sua doença. Mais Naamã ficou muito zangado e disse: Eu pensei pelo menos que o profeta vinha falar comigo e que oraria ao Eterno, o seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! além disso por acaso os rios Abanas e Farpar em Damasco, não são melhor doque qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia lavar neles e ficar curado?E foi embora muito bravo. Então os seus empregados foram até o lugar onde estavam e disseram: Se o profeta mandasse o senhor fazer uma coisa difícil, por acaaso o senhor não faria? Porque o senhor não pode se lavar como ele disse e ficar curado? Então Naamã desceu até o Jordão e mergulhou sete vezes como Eliseu havia dito. Ficou totalmente curado. A sua carne ficou firme e sadia igual a de uma criança. Podemos tirar desse trecho muitos ensinamentos como po exemplo: Ser uma benção na posição que voce estiver, pois a menina na posição de escrava exclareceu que havia profeta em Israel. Outro exemplo é dos bens que ele levou como pagamento da cura, isto não existe, pois Deus não recebe dinheiro de ninguém para poder curar. Outro exemplo: O orgulho de Naamã para não mergulhar no Jordão porque era um rio poluído. Temos muito o que aprender com os homens da biblia pois eram homens espirados por Deus. Obrigado e que Deus abençõe a todos.

Nenhum comentário:

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti