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sábado, 30 de janeiro de 2010

A CRUCIFICAÇÃO

JESUS É CONDENADO

Na festa da páscoa Pilatos tinha o costume de soltar algum preso, a pedido do povo. Naquela ocasião havia um prisioneiro muito conhecido, chamado Jesus e Barrabás. Então quando a multidão se reuniu, Pilatos perguntou? Quem vocês querem que solte: Jesus ou Barrabás? Esse Jesus que é chamado de Messias. Pilatos sabía muito bem que haviam entregado Jesus, por que tinham inveja dele. Enquanto Pilatos estava sentado no Tribunal, a sua esposa mandou-lhe um recado que dizia: Afaste-se deste homem inocente, porque, esta noite num sonho, sofrí muito por causa dele. O chefe dos sacerdotes e os líderes judeus convenceram a multidão a pedir a Pilatos que soltassem Barrabás e condenasse Jesus a morte. Então o governador perguntou? Qual dos dois vocês querem que eu solte? Barrabás! E Pilatos perguntou? Que farei com Jesus chamado de O Messias, Crucifique! Respondeu todos. Pilatos tornou a perguntar? Que crime ele cometeu? Aí começaram gritar bem alto Crucifique! Quando Pilatos víu que não conseguía nada e que o povo podia se revoltar mandou trazer água e lavou as mãos diante da multidão e disse: Eu não sou responsável pela morte desse homem, isso é com vocês. E toda Multidão respondeu: Que o castigo desta morte caia sobre nossos filhos. Então Pilatos soltou Barrabás para eles. Depois de mandar surrar Jesus com chicote, entregou-o para ser crucificado.Mateus27-1a26

JESUS É CONDENADO

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

IMAGENS DE ISRAEL

TAMBÉM ZOMBARAM DE JESUS

Depois os soldados de Pilatos, levaram Jesus para o Palácio do governador e reuniram toda a tropa em volta dele. Tiraram a sua roupa e o vestiram com uma capa vermelha. Fizeram uma coroa de ramos cheio de espinhos e a puseram em sua cabeça e colocaram uma vara na sua mão direita. Aí se ajoelharo diante dele, e caçoavam dizendo: Viva o Rei dos Judeus!! Cuspião nele, pegavam a vara e batiam em sua cabeça. Depois de caçoarem dele, tiraram a capa vermelha e o vestiram com a roupa que ele usava. Em seguida levaram para crucifica-lo.

LEMBREM -SE DESTA HISTÓRIA QUE COMOVE O MUNDO ATÉ HOJE

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

IMAGEM DA DESTRUÍÇÃO DO TEMPLO EM JERUSALÉM E ISRAEL HOJE


JESUS PERANTE PILATOS

Jesus estava diante o governador, e este lhe fez pergunta dizendo: Você é o Rei dos Judeus- Quem está dizendo isto é o senhor- respondeu Jesus. Porém ele não respondeu nada diante das acusações do shefe dos sacerdotes e dos líderes judeus. Então Pilatos disse: Não está ouvindo as acusações que fazem contra você? Mas, Jesus não disse nada, e o governador ficou muito admirado com isso.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ajuda para Haiti




“Pastor, por favor, envie um pedido a todas as igrejas do Brasil. Nossas casas, igrejas, hospitais e escolas estão todos destruídos. Não temos internet, água, eletricidade, comida, roupas e medicamentos. Nossas famílias estão passando por dificuldades. Nossos pastores, nossos amigos, nossos irmãos, por favor, nos ajudem”

(Jonathan Joseph, pastor haitiano, através de mensagem de celular - a JMM tem como encaminhar ajuda).

Mais uma vez volto a tocar no assunto da ajuda ao Haiti. Quero e vou ser repetitivo. Nossas discussões teológicas sobre se Deus decretou ou apenas sabia do terremoto; se queria ou podia evitá-lo, podem ficar para depois. Agora é preciso ajudar as vítimas do desastre. Agora e por muito tempo, pois não será fácil reconstruir o que já estava destruído antes do terremoto.

Li que Angelina Jolie e Brad Pitt doaram um milhão de dólares para uma organização que está prestando ajuda aos haitianos. É fácil agora pensar que eles tem dinheiro saindo pelo ladrão e podem aparecer fazendo grandes doações. Mas é bom lembrar que tem pastores por aí comprando jatos sem nenhum constrangimento, gastando mais de 10 vezes este valor. E nós, que não podemos doar nada parecido com a oferta do casal hollyoodiano, menos ainda economizar o dinheiro de um jatinho para dar suporte às organizações que estão trabalhando no país, podemos fazer um pouco. Quem sabe se cada um ajudar um pouquinho somamos mais um milhão, ou quem sabe, doze?
A maioria de nós, mesmo se quisesse, não poderia estar lá. Mas outros estão. Compatriotas nossos morreram ajudando o Haiti. Podemos pelo menos, ajudar quem está ajudando o Haiti. Segue uma lista de organizações que estão trabalhando no Haiti, ou estão arrecandando recursos para ajudar. Escolha a que mais se alinha à sua filosofia, religião, teologia, enfim, por falta de organização humanitária é que você não ficará sem ajudar.


























(Quer reproduzir esta postagem em seu blog? Pegue o arquivo html Aqui)
Via http://cincosolas.blogspot.com/

AJUDA AO HAITI


sábado, 23 de janeiro de 2010

O LEGADO DOS AMALDIÇOADOS UMA BREVE HISTÓRIA DO HAITI

 

Ban-Ki-moon visita a cidade destruída
Sob os escombros de sua tragédia, o Haiti carrega o fardo de uma trajetória sabotada. Compreender historicamente como esta região foi sistematicamente arrasada é a única maneira de evitar que se pense, como fez o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que uma maldição se abateu sobre aquele país. Um breve panorama nos permite ver a injustiça contra um povo que tem um legado bendito para toda a América.
A região onde se encontra o Haiti viu, ao longo dos séculos, o massacre de sua população indígena, a escravização de negros trazidos pelo tráfico, a divisão artificial em domínios fabricados ao gosto do colonizador (espanhol e francês), sua separação definitiva em dois – Haiti, de um lado, República Dominicana, de outro –, as tentativas de reconquista colonialista, a permanente intervenção norteamericana e frequentes golpes de Estado, entre eles o que deu origem a uma das ditaduras mais abomináveis que se pode mencionar (de Papa Doc e Baby Doc, de 1957 a 1986).
Esta é a herança que antecipa a extrema dificuldade que haverá para por novamente de pé um país que teve frustradas suas tentativas de construção autônoma e democrática do Estado.
A tragédia que fez o Haiti desabar é mais um golpe sobre um povo com o qual toda a América Latina tem uma dívida histórica. Trata-se de um legado muitas vezes esquecido, calcado em lutas tornadas inglórias. O Haiti foi promotor dos ideais da Revolução Francesa, da luta contra a escravidão, do anti-colonialismo e do americanismo bolivariano.
A região onde hoje se localiza o Haiti e a República Dominicana compunha o complexo das Antilhas, que havia se tornado, no século XVIII, o principal concorrente do açúcar brasileiro. Celso Furtado, no clássico “Formação Econômica do Brasil”, mostrou o impacto que causou o açúcar antilhano, mais barato que o brasileiro, para a decadência daquele ciclo.
Ao final do século XVIII, ajudado pelo desenrolar da Revolução Francesa, a ilha (antes unificada sob o nome de Santo Domingo) foi sacudida pela revolta dos escravos. Confrontados com um povo que reclamava os próprios ideais proclamados pelos revolucionários, os franceses se viram obrigados a reconhecer o fim da escravidão. O fizeram como se fosse uma concessão, embora não houvesse outra opção. Para além da moral revolucionária, os franceses estavam diante de um levante de uma população negra organizada e armada para defender sua república. Enfrentá-la demandaria mobilizar forças que eram essenciais para defender a própria França da invasão estrangeira, patrocinada pelas demais monarquias européias, aliadas ao rei deposto (Luís XVI).
Ao criar uma área livre de escravos, Santo Domingo provocou um efeito importante sobre toda a América. Criou o medo de que sua revolução se espalhasse, mostrou que era possível sobreviver sem escravismo e que se podia confrontar e vencer Napoleão (que queria reconquistar aquele território e trazer de volta a escravidão). A Inglaterra, que vivera a experiência de intensas rebeliões de escravos na Jamaica, conjugou razões suficientes que a levaram a capitanear a luta contra o tráfico: o abolicionismo, o liberalismo e a geopolítica de contenção do domínio francês. Em 1815, o Congresso de Viena, que formalizou a derrota napoleônica, trouxe como uma de suas resoluções a da extinção do tráfico de escravos (mesmo que limitada ao norte do Equador).
Os haitianos foram parte importante do processo que transformou o trabalho assalariado em opção mais vantajosa de exploração do trabalho do que a escravidão. Tornaram a abolição não apenas uma questão moral, filosófica e retórica, mas um tema político de primeira grandeza.
O Haiti foi base de apoio a Bolívar em sua luta pela libertação da América espanhola e portuguesa. O país lhe emprestou soldados, armas e munição, com uma única condição: a de Bolívar libertar escravos onde quer que os encontrasse. A mesma generosidade o levou a apresentar-se como opção para receber negros libertos vindos do Sul dos EUA.
No século XIX, o país foi diretamente afetado pelas doutrinas que propugnavam a supremacia dos EUA sobre todo o continente: a doutrina Monroe (“a América para os americanos”) e a do “destino manifesto”. No século XX, tal política se desdobrou em prática de intervenção sistemática, sendo cunhada por Theodore Roosevelt como o “big stick” (“o grande porrete”).
A política colonialista européia e, depois, americana pesaram sobre o Haiti como uma sistemática sabotagem à estruturação de um Estado igualitário, soberano e capaz de servir como alavanca para o desenvolvimento de seu povo. É curiosa a tese de Samuel Huntington (“O Choque de Civilizações), reproduzida por alguns jornais, de que o Haiti isolou-se do resto do mundo. Infelizmente, ele não teve esta chance.
A falta de Estado explica, agora, a falta de estruturas minimamente preparadas para socorrer pessoas diante da atual tragédia. Consequência imediata: um país que, após o terremoto, tornou-se um retrato daquilo que Thomas Hobbes chamou de Estado de natureza: a luta de todos contra todos, pela sobrevivência imediata. Uma situação em que a vida se torna, mais uma vez citando o filósofo inglês, solitária, pobre, suja, brutal e breve.
Bendito seja o Haiti!
Antonio Lassance é cientista político, pesquisador do IPEA, professor do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e assessor da Presidência da República.

EXISTE HIERARQUIA DE DEMÔNIOS?

O Que a Bíblia Diz?
Existe hierarquia de demônios?

Quando os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar um demônio, Jesus lhes explicou: "Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum]" (Marcos 9:29). Paulo falou sobre a consumação da missão de Jesus, dizendo: "E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder" (1 Coríntios 15:24; veja, também, Efésios 1:21; 2:2; Colossenses 2:10). Apocalipse 12:7 se refere ao "dragão e seus anjos". Tais passagens sugerem algumas diferenças de autoridade no reino das trevas, dominado por Satanás.
Deus diz que devemos resistir o diabo: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (1 Pedro 5:8-9). "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (1 Tiago 4:7).
Algumas pessoas, no seu desejo de aprofundar nas coisas que Deus não revelou (veja Deuteronômio 29:29), têm procurado explicar muito mais sobre o reino das trevas do que encontramos na Bíblia. Paulo nos alertou sobre essa tendência de se mostrar superior por falar de coisas que não vêm do Senbor: "Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?" (1 Coríntios 4:7). Tais pessoas são enfatuadas, "sem motivo algum, na sua mente carnal" (Colossenses 2:18-19).
O fato é que nós devemos nos preocupar muito mais com Deus do que com o diabo. Somos servos do Vencedor, não do derrotado! É simplesmente incrível ver como alguns pregadores falam tanto sobre o diabo e ainda alegam ser seguidores de Jesus. Imagine um homem casado sempre falando de outras mulheres na sua própria casa. A mulher não aceitaria tal atitude. Será que Deus se agrada de igrejas obcecadas com o adversário?
A escassez de informações nas Escrituras sobre demônios nos lembra de um fato importante. Deus não revelou tudo que gosta-ríamos de saber, e sim tudo que precisamos saber. A Bíblia não responde às curiosidades do homem, e sim às necessidades dele. O que nós precisamos não é o pleno conhecimento do inimigo, mas o "conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude". Assim, podemos nos tornar participantes da natureza de Deus, nos livrando "da corrupção das paixões que há no mundo" (2 Pedro 1:3-4).
Eu não preciso entender tudo sobre as forças do mal para saber como resistir o diabo. Não adianta perder tempo procurando informações não reveladas sobre Satanás, quando já sabemos que Jesus é mais forte e infinitamente melhor. Os pregadores obcecados com o diabo tiram os pensamentos das coisas "lá do alto" e deixam os adeptos pensar nas coisas do reino das trevas. Podem fazer um bom espetáculo mostrando sua suposta intimidade com os demônios, mas não edificam a ninguém e não exaltam a verdade do Senhor.
-por Dennis Allan

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O QUE SIGUINIFICA PREDESTINAÇÃO?





PredestinaçãoOneRiotYahooAmazonTwitterdel.icio.us

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Calvinismo
John Calvin.jpg
João Calvino
Bases históricas:

Cristianismo
Agostinho de Hipona
Reforma
Marcos:

A Institutio Christianæ Religionis de Calvino
Os Cinco Solas
Cinco Pontos (TULIP)
Princípio regulador
Confissões de fé
Influências:

Teodoro de Beza
Sínodo de Dort
Teologia puritana
Karl Barth
Igrejas:

Reformadas
Presbiterianas
Congregacionais
Predestinação, é um conceito teológico, também relacionado a filosofia, que trata do relacionamento de Deus e o homem, no sentido de que Deus consegue prever ou até decidir previamente os acontecimentos no tempo e no espaço utilizando de Sua absoluta soberania e onisciência. Segundo algumas correntes teológicas, esta capacidade que Deus possui não significa que Ele tem que usá-la na sua totalidade, abrindo assim espaço à actuação livre do Homem.

Índice

[esconder]

[editar] Conceitos

A predestinação divina, comum no monoteísmo, é no cristianismo relacionada a onisciência de Deus sabendo previamente tudo o que vai acontecer, no que se refere à salvação de uns e a não salvação de outros, sendo um tema dos ensinamentos de Agostinho de Hipona e de João Calvino. Para S. Agostinho a salvação não dependeria dos próprios seres humanos, mas sim de uma intervenção divina, da graça divina, algo que seria absolutamente necessário para a salvação. Dessa maneira, pode-se dizer que os "condenados" são nalguma medida escolhidos por Deus, ou melhor, os "não-escolhidos". Tais argumentos foram levantados por exemplo na Inquisição espanhola, no final do século XV.
Os cristãos entendem a doutrina da predestinação como a salvação que Deus planejou para os homens. A doutrina, na perspectiva de Deus, salva aqueles que Ele já escolheu desde a eternidade, pondendo até, segundo algumas correntes teológicas, escolher toda a humanidade; e por outro lado, na perspectiva humana, em que cada pessoa, sendo livre, é responsável pela sua escolha de aceitar ou rejeitar a Deus e à sua graça. As opiniões sobre a predestinação no cristianismo variam dando ênfase a uma ou a outra perspectiva.
A predestinação também é associada a outras teorias materialistas, espiritualistas, politeístas, destino, carma, convicções filosóficas e outras religiões, numa perspectiva de que se o futuro é imutável então somente um grupo de eventos podem ocorrer, outros teorizam que qualquer evento é imprevisível e ocorrem por pura sorte ou acaso.

[editar] Predestinação Absoluta de Calvino

A doutrina da predestinação está particularmente associada ao Calvinismo. A predestinação é um elemento que descende da teologia de João Calvino. Dentro do espectro de crenças quanto à predestinação, é no Calvinismo que possui sua forma mais enfática entre cristãos. Ensina que a predestinação de Deus é fruto de sua onisciência, como presciência, cuja qual, Ele rege de acordo com a Sua vontade e absoluta soberania, em relação as pessoas e acontecimentos. E numa forma insondável, por muitas vezes não compreensível ao nosso entendimento, Deus age continuamente com liberdade total, de forma a realizar a Sua vontade de forma completa.
Por outras palavras, o Calvinismo baseia a sua doutrina da predestinação na perspectiva de que Deus predestina previa e absolutamente a humanidade, escolhendo entre os homens aqueles que irão salvar-se e aqueles que vão ser condenados. Esta doutrina protestante tira ao Homem qualquer possibilidade de rejeitar ou aceitar livremente a graça divina, ao contrário do Catolicismo.

[editar] No Catolicismo

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Doutrina da Igreja Católica e Graça
Na doutrina católica, a predestinação, além da perspectiva de Deus, baseia-se também na perspectiva de que o Homem, sendo criado livre por Deus, tem a capacidade de aceitar ou rejeitar a graça divina da salvação. Logo, a graça divina e o livre-arbítrio humano, que aliás é um dom de Deus, estabelecem-se entre si uma relação de colaboração indissociável. Apesar da vontade divina de salvar toda a humanidade através do mistério pascal de Jesus, o Homem pode livremente recusar a salvação e a santidade oferecidas por Deus.[1].
Sobre a onisciência divina, que assume um papel importante na predestinação, Eusébio Pânfilo, um Padre da Igreja, afirmou que: "o conhecimento prévio dos eventos não é a causa de que tenham ocorrido. As coisas não ocorrem [somente] porque Deus sabe. Quando as coisas estão para ocorrer, Deus o sabe"[2]. Sobre este assunto, Santo Agostinho, acrescenta que: "assim como você, pelo exercício da memória, não obriga a ocorrência dos eventos passados, tampouco Deus, por sua presciência, obriga a ocorrência dos eventos futuros" [3]. Logo, Deus, apesar de saber previamente os acontecimentos futuros, dá ao Homem a possibilidade de modificá-los e de criar uma nova versão do futuro, que aliás Deus também já consegue prevê-la.

[editar] Fontes Biblicas

IMAGENS DO TERREMOTO NO HAITÍ


CATÁSTROFE NO HAITI- PRINCÍPIO DAS DORES OU INICIO DA GRANDE TRIBULAÇÃO?

É um assunto muito complexo, mas vou arriscar e dar minha opinião. Levando em conta que ha dois mil anos já se falava que estava perto do fim, eu suponho que o princípio das dores foi na Segunda Guerra Mundial, onde morreram milhares de pessoas, e Hitlher se apresentou como a verdadeira encarnação de satanás. A tragédia do Haití já pode ser o começo da Grande tribulação, pois o papa já está se manifestando, falando que o Ecumenismo é necessário, uma das grandes caracteristicas do fim. Ecumenismo, rumores de guerra, terremotos etsc.Houve uma grande catástrofe ha poucos anos que foram as tsunames, onde também devastou não só uma, mais várias cidades. O ante-cristo pode já está se manifestando através das Super Potências, levando em conta que o mesmo sairá em meio a plíticas e políticos, e provavelmente nações. Só nos resta, mostrar as pessoas estas verdades para que elas achem necessidade em aceitar Jesus na sua vida, para não aparecerem no inferno e se deparar com satanás, pois só Jesus é a Salvação, pelo seu sacrifício na cruz do calvário. O príncipe que domina a cidade do Haiti já está em Grande guerra com os anjos do Senhor pois segundo o livro de Daniel capitulo 10 cada país tem seu príncipe dominador como quando Daniel passou 21 dias orando, Deus mandou um anjo e ele não pode passar para socorrer Daniel, pois o príncipe que cruzava os céus da Pérsia não permitia, foi que, Deus mandou o Arcanjo Miguel, que é o defensor de Israel, e já venceu todos os pricipados e potestades, na cruz do calvário. E miguel chegou e falou para Daniel porque ele não tinha sido sorrido antes, pois além do príncipe entre aspas, da Pérsia ainda estava chegando o da Grécia. Mas O Arcanjo venceu a todos e cumpriu a missão. Não é diferente nem no Haiti, e nem em em outro lugar porque cada país, cada cidade têm seu prícipe dominador que governam através de pessoas eleitas e escolhidas para determinados cargos. Eu chega sinto o tinir das Espadas dos Anjos do Senhor guerreando pelo Haití. Se não entender, peça sabedoria ao Senhor e entenda, pois essa matéria é muito espiritual, só com a ajuda de Deus será revelada e entendida. Leam minhas postagens sobre os demonios e entenderá, muita coisa, pois o mundo jáz no malígno e Deus só socorre através da oração e da convenção no salvador da humanidade. Cristo Jesus. Veja bem, tudo isso só acontece com a permissão de Deus, não porque Deus seja mal, mais para que aconteça o resgate. Segundo um pastor Americano  Robertson Blames,o Haiti fez um pácto com o demonio a 200 anos atrás, para se defenderem dos Franceses, e quem faz pacto com ele fica escravo dele. Então satanás, pede o Haití e Deus permite, para que as gerações aprendam a se achegarem a Deus e não ao demonio. Deus de Israel só o Senhor conhece meu coração, e és meu pai, meu julgador. Amem!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A MINÍSTRA DILMA ROUSSEFF ADIA LANÇAMENTO DE PROTEÇÃO À LIBERDADE RELIGIOSA

O Projeto do Programa Nacional de Direitos Humanos(PNDH) do Governo Federal, já causou polêmica entre militares, juízes, latifundiários, sem- terra, empresário de comunicação e  agora com os evangélicos e com os praticantes de candomblé. O Lançamento do Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa, que faz parte do (PNDH) e previsto para esta quarta feira, foi adiado sob alegação de " Revisão de pontos jurídicos". A ordem para o cancelamento foi dado pela Minístra-Chefe da Casa Civil e pré-candidata a Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff. A avaliação política ao adiantamento é que a Ministra Dilma, quer evitar choques entre Igreja Católica e Evangélicos em um ano eleitoral. O Plano de Liberdade Religiosa, que tem o aval da Secretaria de Liberdade Racial, prevê a legalização fundiária de imóveis ocupados por terreiros de macumba e o Tombamento Cultural dos centros de umbanda. Fonte desta notícia- Notícias Cristãs.

UMBANDISTAS PEDEM NA CÂMARA DIREITOS E FALAM QUE SÃO DISCRIMINADOS POR RELIGIÕES

Ontem dia 20 de janeiro, quando é comemorado na igreja católica o dia de são Sebastião, nos terreiros de umbanda é comemorado o dia de oxoce, onde a cultura africana diz ser o mesmo. Umbandistas pediram a câmara de deputados, para serem legalizados, pois são discriminados por diversas religiões. Alegaram que as Leis brasileiras permitem pluralidade de religiões. O Câmara Hoje, noticiou que existem dez mil terreiros de umbanda no Brasil, mais só três são legalizados. Graças a Deus que o número de Igrejas Evangélicas é bem maior. O que achei interessante é que eles falaram, que, tem religiões, que vão fazer cruz de sal na porta de terreiros, mas esqueceram de falar dos despachos de macumba que eles colocam nas portas das pessoas, nas encruzilhadas nas ruas, nos cemitérios, e etc. Gente, a Guerra Espiritual é grande, temos que nos revestir das Armaduras de Deus como fala em Efésios 6-10 em diante. A quantidade de anjos que Deus têm que mandar todos os dias para acampar ao nosso lado para nos defender do mal é grande. Temos que tomar posse das promessas do Salmo 91, e agradecer ao nosso Deus por nos guardar. Na postagem abaixo está o número de Igrejas Evangélicas existentes no país. Jesus, cobre-me com o teu sangue! O teu nome é Poderoso ó Santo de Israel.

NÚMERO DE IGREJAS EVANGÉLICAS É MAIOR DO QUE O NÚMERO DE TERREIROS DE UMBANDA

Quantas Igrejas Evangélicas existem no Brasil?

E-mail Imprimir PDF
Fonte: IBGE
Análise e Gráficos: SEPAL Pesquisas

Esta é uma pergunta de difícil resposta. Como ter um número exato num país tão grande e com tanta diversidade?

Podemos fazer uma estimativa a partir de dados fornecidos pelo IBGE e de números encontrados em algumas pesquisas realizadas nos últimos anos.


Quantidade de evangélicos no Brasil


Em 2000, o Censo Demográfico do IBGE contou 26.184.942 evangélicos no país e uma TCA (taxa de crescimento anual) de 7,43%. Isso significa que de 1991 a 2000 a cada ano houve um aumento de 7,43%.

Com esses números podemos fazer projeções para atualizar essas informações anualmente. Notem que esses números são "projeções" que poderão ou não ser confirmadas no próximo censo. Serão confirmadas se o crescimento anual de evangélicos permanecer estável, ou sofrerão alteração para baixo ou para cima de acordo com a diminuição ou aumento da TCA de evangélicos no país durante esta década.

Sendo assim, podemos dizer que, em 2004, os evangélicos seriam 34.872.210, ou seja 20,3% da população brasileira.

 a parte em vermelho corresponde à projeção do número de evangélicos no Brasil
 

Média de freqüência nas igrejas

Em 2002, fizemos pesquisas em várias cidades do país de tipos diferentes, tanto grandes cidades, como cidades do interior e vilarejos. Essas pesquisas indicaram que 6,5% da população brasileira que se dizia evangélica frequentavam a igreja num domingo típico, o que correspondia a 70 pessoas por igreja.

Existem igrejas com freqüência muito maior, mas também existem igrejas com freqüência muito menor do que essa, portanto,  70 pessoas seria a média estimada de pessoas presentes num culto aos domingos.


Média de evangélicos por igreja


Nesse mesmo ano, 2002, a porcentagem de evangélicos no Brasil era 17,22% o que nos leva a concluir que:
  • 70 pessoas corresponde a 6,5% de evangélicos que freqüentam os cultos aos domingos
  • se 70 corresponde a 6,5%, quantos correspondem a 17,22% da população que seria evangélica no país?
  • dividimos 17,22 por 6,5 e multiplicamos por 70, chegamos ao número de 185,44

Podemos usar a média de 185 evangélicos por igreja para estimar o número de igrejas no Brasil até reavaliar o tamanho médio das igrejas e frequência.

Á medida que a igreja cresce, a razão membresia/freqüência tende a cair.

Número de igrejas

Dividindo o número de evangélicos em 2004 (34.872.210) pela média de evangélicos por igreja (185), concluímos que em 2004 teríamos aproximadamente 188.498 igrejas evangélicas no Brasil.


Número estimado de igrejas plantadas a partir de 2000

Com esses números, podemos fazer cálculos para nos fornecer uma estimativa do crescimento numérico das Igrejas Evangélicas no Brasil. Veja a tabela abaixo:
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Ano
Evangélicos
Igrejas
(estimativa)

Número de Igrejas
plantadas (estimativa)

2000
26.184.942
141.540
***
2001
28.129.278
152.050
10.510
2002
30.217.988
163.340
11.290
2003
32.461.793
175.469
12.129
2004
34.872.210
188.498
13.029

CONCLUSÃO

Louvamos a Deus pela obra que tem feito em nosso país!
A Sepal preparou o Registro Nacional de Igrejas Evangélicas que pode auxiliar grandemente a Igreja no Brasil, pois através desse Registro os visitantes poderão encontrar a Igreja que estão procurando e a contagem das Igrejas poderá caminhar mais para demonstrar a realidade. Pedimos a você que cadastre sua igreja clicando aqui. Temos o compromisso de não fornecer as informações nem comercializá-las.

Sepal - Departamento de Pesquisas
F: 11 5523-2544
pesquisas@sepal.org.br

 
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