Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de março de 2010

EUNUCO - SIGNIFICADO

Quem foram os Eunucos dos tempos bíblicos? A palavra Eunuco parece se referir a homens castrados (normalmente para servir a realeza feminina em "segurança"). Entretanto, existem referências de Eunucos como oficias da corte que não eram necessariamente eunucos fisicamente. Eunucos referidos em Gênesis, Isaías, Jeremias e Daniel, como também no novo testamento não eram todos eles homens castrados. Eunuco é uma palavra mais genérica que pôde bem ter incluído os estéreis, gays da corte de oficiais estrangeiros, magos e sacerdotes, bem como homens castrados. Homens castrados eram freqüentemente, funcionalmente, se não constitucionalmente, homossexuais.


Jesus fala sobre três tipos de Eunucos: "Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19:12)
Pode se assumir que Eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" são os celibatários voluntários. Entretanto, e aqueles que nasceram eunucos? Jesus deixa claro que casamento não é para todos. Este é um importante comentário feito por Jesus, que reconhece outros estilos de vida além do casamento heterossexual, aplicados aos homossexuais.
Existem duas histórias de Eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em Jeremias 38, um Eunuco etíope salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca trás uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como Jerusalém será salva.
Outro Eunuco etíope, em Atos 8, é batizado pelo Apóstolo Filipe. O Eunuco estava lendo Isaías 53 (muito perto de Isaías 54 e 56), a passagem profética do messias que descreve o destino sofredor daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O Eunuco recebeu a mensagem de que aqueles que tinham sido "cortados" seriam incluídos. Daí, então a sua pergunta: "O que impede que eu seja batizado?" Filipe respondeu "nada" By Lery for you.http://www.soulfoodministry.org - escrito por Rev.Nancy Wilson, pastora da igreja comunitária metropolitana de Los Angeles.


6 comentários:

Temente a DEUS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Temente a DEUS disse...

Querida Lery. É com muito prazer que deixo um pequeno comentário a respeito das passagens biblica que fala sobre os eunucos em especial Mateus 19:12. A Bíblia quando fala dos eunucos em geral são realmente negros Etíopes (tipo escravos) que eram castrados para cuidarem das rainha. Em Mateus 19:12 JESUS fala de três tipos de Etíopes. Devemos ler com cuidado porque o contexto fala de casamento.
1° Etíope: Eunucos que nasceram do ventre materno. Sâo homens que nascem sem libido (sem desejo sexual) não é o caso dos homossexuais porque eles teêm desejos pelo mesmo sexo)
2º Etíope: Os castrados pelos homens, são os nossos conhecidos, a maiorias das passagens biblicas falam sobre eles.
3° Eunuco: que se castraram a si mesmos, são os que optaram pelo celibato (abstinência ao casamento)
Um grande abraço do amigo Joel (Teólogo e membro da Igreja de Nova Vida do Catete - Rio de Janeiro

cappolavoro "O Revolucionário" disse...

Gostaria apenas de oferecer minha contribuição acerca da palavra EUNUCO em sua semântica, ethimologia e aplicação no contexto bíblico. Digo, antecipadamente que, não sou teólogo e nem pastor, mesmo assim, cresci dentro do cristianismo. Eunuco significa CASTRADO e EFEMINADO que, devido às condições físicas mencionadas, servia aos senhores mais importantes durante aquele período bíblico mencionado. De certa forma, como não podiam estabelecer relações devido à natureza efeminada, comumente não casavam.
O texto comentado pelo teólogo e pastor acima, carrega particularidade (dele) no tocante ao contexto; Cristo de certo alude ao casamento, mas, não descarta o merecimento dos céus aos EUNUCOS- Podemos observar maior defesa legitimada pelo CRISTO em Isaías 56.

Evangelista SILMARA DOMINGUES disse...

Concordo com o irmão Joel ao dizer: Eunucos que nasceram do ventre materno. São homens que nascem sem libido (sem desejo sexual) não é o caso dos homossexuais porque eles têem desejos pelo mesmo sexo)
Porém, este desejo pelo mesmo sexo é uma influência diabólica e demoníaca, porque o inimigo das nossas almas é astuto e quando ele encontra um eunuco que nasceu sem sem desejo sexual, ele(inimigo) coloca na mente da pessoa que se ele não em desejo pelo sexo oposto é porque ele deseja o mesmo sexo... Precisamos urgentemente alertar o povo a vencer os ataques do inimigo e vencê-lo pelo poder que há no Nome e no Sangue do Senhor Jesus!!!

Unknown disse...

Evangelista Silmara vc é quem está sob influência diabólica e demoníaca.

Unknown disse...

Evangelista Silmara vc é quem está sob influência diabólica e demoníaca.

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti